Quarta-feira , Dezembro 19 2018
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / Primeira vitória numa Etapa do Dakar para o PEUGEOT 3008DKR
Primeira vitória numa Etapa do Dakar para o PEUGEOT 3008DKR

Primeira vitória numa Etapa do Dakar para o PEUGEOT 3008DKR

 

 

Após uma entrada prudente na 1ª Etapa, Sébastien Loeb encontrou o seu ritmo no segundo percurso cronometrado deste Dakar, entre Resistencia e San Miguel de Tucuman, impondo-se aos demais ao volante do seu PEUGEOT 3008DKR e apossando-se do comando à Geral.

 

  • Desde o primeiro controlo de passagem do dia que Sébastien Loeb se encarregou de marcar o seu território, mostrando-se o mais rápido em prova. Prosseguiu o seu domínio ao longo dos 275 km da Especial, comandou em cada um dos pontos de controlo. Mas a dupla Loeb / Elena não só ganhou a Especial como também assumiu a liderança, com 28s de vantagem.

 

  • O perfil desta 2ª Especial dava primazia à velocidade de ponta e as modificações aerodinâmicas tornadas possíveis pela adoção da carroçaria do 3008DKR permitiram que os esforços dos seus pilotos dessem frutos, não só de Loeb, mas também de Carlos Sainz, autor de um belíssimo 3º melhor tempo.

 

  • Já Stéphane Peterhansel e Cyril Després tiveram uma Etapa mais difícil. Després perdeu a antena do seu sistema Sentinel, ficando impedido de avisar os pilotos da sua aproximação, enquanto Peterhansel teve que lutar contra a sua posição de partida menos favorável.

CLASSIFICAÇÂO DA 2ª ETAPA

  1. LOEB Sébastien (FRA) / ELENA Daniel (MC),

PEUGEOT 3008DKR, 2 h 06 min 55 sec

  1. AL ATTIYAH Nasser (QAT) / BAUMEL Matthieu (FRA), Toyota Hi-Lux, + 01 min 23 sec
  2. SAINZ Carlos (ESP) /CRUZ Lucas (ESP),

PEUGEOT 3008DKR, + 02 min 18 sec

  1. DE VILLIERS Giniel (ZAF) / VON ZITZEWITZ Dirk (ZAF), Toyota Hi-Lux, +02 min 19 sec
  2. ROMA Nani (ESP) / HARO Bravo (ESP),

Toyota Hi-Lux, + 03 min 22 sec

7.    PETERHANSEL Stéphane (FRA) / COTTRET J-P. 

 

CLASSIFICAÇÂO GERAL PROVISÓRIA APÓS A 2ª ETAPA

  1. LOEB Sébastien (FRA) / ELENA Daniel (MON), PEUGEOT 3008DKR, 2 h 33 min 31 sec
  2. AL ATTIYAH Nasser (QAT) / BAUMEL Matthieu (FRA), Toyota Hi-Lux, + 28 sec
  3. SAINZ Carlos (ESP) /CRUZ Lucas (ESP),PEUGEOT 3008 DKR    + 1min 56 sec
  4. DE VILLIERS Giniel (ZAF) / VON ZITZEWITZ Dirk (ZAF),Toyota Hi-Lux, +02 min 05 sec
  5. ROMA Joan (ESP) / HARO Alex (ESP), Toyota Hi-Lux    + 02 min 56 sec

  1. PETERHANSEL Stéphane (FRA) / COTTRET Jean-Paul (FRA), PEUGEOT 3008DKR, + 7 min 26 sec 

  1. DESPRES Cyril (FR) / David CASTERA (FRA), PEUGEOT 3008DKR +10 min 45 sec

 

 

EM DIRETO DO BIVOUAC

 

Bruno Famin

«O Sébastien e o Daniel realizaram uma bela etapa, apesar de ser uma Especial complicada e perigosa, com muito pó. Neste tipo de terreno, o melhor é partir na frente. O Cyril e o Sébastien perderam tempo no final da Especial, no pó de outros concorrentes. O Cyril foi muito prudente, com o problema com o Sentinel que o atingiu. Os 3008DKR estão a funcionar bem. É o nosso primeiro melhor tempo neste Dakar, mas as diferenças são, à escala de um Dakar, perfeitamente mínimas.»

 

Sébastien Loeb (PEUGEOT 3008 DKR, nº 309)

1º na Etapa / 1º Classificação Geral

«Foi uma Especial muito rápida, mas pouco interessante do ponto de vista da pilotagem. Havia muitas retas, com uma curva de vez em quando. Tudo correu bem para nós e não tivemos nenhum problema. Levantámos o pé no final, porque rolámos 70 km no pó do De Villiers, que partiu à nossa frente. Perdemos aí um pouco do nosso avanço, mas nada de grave. Pelo menos, chegámos à frente deste Dakar! Dito isto, este tipo de terreno não é representativo do que iremos encontrar a seguir. No que se refere ao calor, até era suportável, pelo que desliguei mesmo a climatização para ganhar um pouco mais de potência!»

 

Carlos Sainz (PEUGEOT 3008 DKR, nº 304)

3º na Etapa / 3º Classificação Geral

«O dia correu bem. Não corri nenhum risco. Tive apenas um pequeno problema com um alarme que disparou ao longo da Especial. Não sofri com o calor graças à climatização, que mantive ligada durante toda a Especial.»

 

Stéphane Peterhansel (PEUGEOT 3008 DKR, nº 300)

7º na Etapa / 7º Classificação Geral

«O trabalho não foi fácil. Foi uma Especial com pouca pilotagem, mas com muitas travagens fortes, que nos faziam passar dos 200 para os 50 km/h. Perdemos muito tempo no pó de outros concorrentes mas estamos a andar bem e o 3008DKR funciona na perfeição. Amanhã, seremos confrontados com os primeiros troços em altitude, com uma navegação provavelmente mais complicada. Vamos ter uma vez mais que ser pacientes. Iremos subir calmamente na geral. Parabéns ao Sébastien e ao Daniel que estão realmente no ritmo. Não temos quaisquer dúvidas!»

 

Cyril Despres (PEUGEOT 3008 DKR, nº 307)

12º na Etapa / 12º Classificação Geral

«Preferimos ser cautelosos, após a perda da antena do nosso Sentinel. Nos últimos 40 km da Especial não pudemos avisar os motards de que estávamos mesmo atrás deles. Por isso, passámos muito tempo no seu pó. Passámos alguns, correndo o mínimo de riscos. As pistas eram sinuosas, por vezes com troncos, que nos impediam de ultrapassar. Estar com 10 minutos de atraso nesta fase do rali não é irremediável. O que fizemos até agora não é nada, comparado com o que nos espera. O Dakar não é como uma prova do nosso quotidiano, é um todo onde há que retirar ensinamentos.»

 

Scroll To Top