Terça-feira , Março 28 2023
ÚLTIMAS
Home / BLOG / PROLAMA em grande na Baja Portalegre 500

PROLAMA em grande na Baja Portalegre 500

  • Francisco Barreto 3º da geral nos autos
  • Carlos Silva Campeão Nacional Navegadores/Veteranos
  • Fernando Barreiros Vitória T2 FIA
  • Georgino Pedroso 2º T8
  • João Varela estreia-se com 2º T2N

A Prolama Competição esteve em grande destaque na 36ª edição da Baja de Portalegre com um excelente resultado de conjunto. Numa edição marcada pela chuva e muita lama, os pilotos da Equipa de Vila Nova da Rainha estiveram no seu melhor e conseguiram resultados de relevo. Francisco Barreto/Carlos Silva levaram a Ford Ranger até ao 3º posto absoluto entre os carros, subindo ao pódio pela primeira vez, Fernando Barreiros/Sérgio Cerveira com a Isuzu D-Max T2 conquistaram a vitória no grupo T2 da Taça do mundo, enquanto Georgino Pedroso em dia de estrear-se com o filho Ruben Pedroso como navegador alcançou o 2º lugar na categoria T8. A dupla estreante João Varela/Filipe Soares levaram a Isuzu D-Max até ao 2º posto entre os participantes nacionais, e só Hugo Raposo/Pedro Lima não conseguiram atingir a meta em Portalegre.

Por sua vez Carlos Silva, festejou mais um Título Nacional de Navegadores Veteranos, o segundo consecutivo, o que deu lugar a algumas manifestações bem divertidas, conforme o próprio referiu; “… sabíamos que estávamos na luta por mais um Título, mas o grande objectivo desta prova era ajudar o Francisco a chegar o mais alto possível. Foi o que conseguimos e esta conquista serve acima de tudo como satisfação por ter ainda condições para competir. Quero agradecer ao Francisco o ter acreditado no nosso trabalho, à Prolama e todo a estrutura que nos apoia, ao Rui Sousa por todo o seu apoio e claro à família e Amigos que sempre foram o meu suporte ao longo destes 40 anos de carreira. Quero continuar a lutar para vencer outros Títulos que ainda tenho ambição de conquistar…” concluiu.

Francisco Barreto terminou no pódio dos automóveis, com um brilhante 3º lugar da geral, continuando a ter o pleno de chegadas ao final da Baja, com um excelente “score” de cinco partidas e cinco chegadas. “…foi uma prova muito intensa com um resultado fantástico. Provamos que somos competitivos. No início entramos cautelosos, mas no último dia atacamos forte e subimos muito na classificação. Estamos naturalmente felizes com este fecho de campeonato, e quero agradecer a todos os nossos Patrocinadores, à Mancha Azula à Equipa, e claro a toda a minha família pelo apoio incrível na estrada…” concluiu Francisco Barreto.

Fernando Barreiros com Sérgio Cerveira ao lado, venceram a categoria T2 FIA, um resultado que reforça a prestação da dupla da ISUZU D-Max, que já havia conquistado a Taça Ibérica T2, e que assim materializam um bom resultado na Taça do mundo; “…para mim é um resultado

fantástico, e até um sonho poder vencer em Portalegre. Fomos contornando as dificuldades e no final conseguimos vencer esta corrida mítica, e ao mesmo tempo atingir o objectivo do Vice-Campeonato T2. Sem dúvida um bom ano para nós e para a ISUZU…” rematou Fernando Barreiros.

Georgino Pedroso era no final o espelho da felicidade, embora um furo a pouco mais de dez quilómetros do final o tenha feito perder a vitória na categoria T8. Todo este infortúnio foi amplamente relevado pela presença de Ruben Pedroso ao seu lado na Nissan Navara “Newvision”; como o próprio referiu: “…ter o meu filho a navegar-me era algo que passava no nosso imaginário há muito, mas concretizar esta estreia em Portalegre e conseguirmos rodar à frente da categoria durante muito tempo era para mim inimaginável. Estou naturalmente muito satisfeito, e o 2º lugar da categoria T8 um bom prémio para nós…” concluiu um pouco emocionado.

Em estreia absoluta nos automóveis estiveram João Varela e Filipe Soares, ao volante da Isuzu D-Max T2 tetra campeão nacional da categoria T2. Terminaram no 2º lugar do T2N, mas acima de tudo conseguiram evoluir e cimentar procedimentos para o futuro. Num ano de Portalegre com chuva e lama, a dupla do Carregado conseguiu superar todas as dificuldades e no final era o rosto da felicidade, segundo as palavras de João Varela; “…é mais um sonho tornado realidade. Depois de várias experiências em moto e SSV, agora conseguir terminar com esta fantástica Isuzu deixa-me com a certeza que quero voltar. Tanto eu como o Filipe percebemos melhor a essência da prova e de uma viatura T2, por isso estamos mais preparados para o futuro. Gostaríamos de voltar no próximo ano, e talvez com um programa um pouco mais alargado…” deixou no ar o piloto.

Os menos afortunados de toda a comitiva da Prolama na Baja de Portalegre 22 foram Hugo Raposo / Pedro Lima, que aos comandos da Nissan Proto viram a sua prova interrompida durante o segundo sector selectivo, depois de um despiste provocar alguns danos na lateral da Nissan que assim ficou pelo caminho evitando danos maiores; “…vínhamos a rodar muito bem e a concretizar várias ultrapassagens, mas um pequena saída do trilho levou-nos a embater lateralmente numa árvore danificando alguns órgãos importantes do carro, por isso decidimos não continuar para não comprometer o programa de testes que temos previsto para preparar a nova época…” concluiu o piloto do Team Multipower.

A Equipa Prolama Competição encerra assim a sua participação no Campeonato de Portuga de Todo o Terreno 2022, esperando que no próximo ano possa estar de novo em actividade e com diversas novidades no horizonte.

&nbsp

Scroll To Top