Domingo , Fevereiro 24 2019
ÚLTIMAS
Home / RALLYCROSS / PSRX Volkswagen Sweden garantiu título no Mundial RX
PSRX Volkswagen Sweden garantiu título no Mundial RX

PSRX Volkswagen Sweden garantiu título no Mundial RX

PSRX Volkswagen Suécia vence o Campeonato do Mundo de 2018 Rallycross
Johan Kristoffersson reclama vitória do Mundial RX da Alemanha
Pódio duplo para EKS Audi Sport na Estering
A penúltima rodada do Campeonato Mundial de Rallycross da FIA, apresentado pela Monster Energy, aconteceu na RX Mundial da Alemanha, onde o sueco Johan Kristoffersson conquistou a vitória e o PSRX Volkswagen da Suécia garantiu o título do Campeonato Mundial de RX.

Quatro pilotos diferentes marcaram os tempos mais rápidos nas quatro qualificatórias de Estering e foi o bicampeão mundial dos pilotos do RX, Johan Kristoffersson, que levou TQ (melhor classificado) na classificação intermediária, após ser o mais rápido no segundo trimestre.

O piloto da PSRX Volkswagen Sweden venceu a final em seu Volkswagen Polo R para conquistar sua décima vitória em uma temporada recorde. Mattias Ekstrom, da EKS Audi Sport, foi o mais rápido no Q3 e começou na primeira fila da grelha para a final. Ele terminou em segundo no seu Audi S1, na frente da multidão de 22.500 finais de semana. Ekstrom foi acompanhado no pódio pelo companheiro de equipe Andreas Bakkerud, o norueguês levando seu joker na quarta volta para garantir um duplo pódio para a equipe.

“Foi uma final muito complicada, mas antes de tudo, estou muito feliz por sermos campeões das equipas. Estou muito feliz de ganhar, claro, mas também que eu provei que a lição de casa que eu realmente fiz valeu a pena “, disse Kristoffersson. “Esta pista é muito desafiadora e sempre há luta dura. A primeira curva é sempre crucial, os lançamentos são cruciais, por isso estou muito feliz por poder ganhar nesta pista. ”

O segundo lugar de Ekstrom fortaleceu sua posição na batalha pelo segundo lugar no Campeonato Mundial de Pilotos de RX. “Estamos felizes por termos terminado no pódio com os dois carros da Audi”, disse Ekstrom. “Esperávamos pela vitória e chegamos muito perto, mas não perto o suficiente. A competição foi muito forte novamente. No entanto, há mais uma corrida pela frente. Continuamos a trabalhar duro e a lutar. Acredito neste time e vamos dar tudo de nós para fechar a temporada na África do Sul com uma vitória e vice-campeonato. ”

Para Bakkerud, Estering marcou seu sexto pódio da temporada. “Tem sido um fim de semana louco, como sempre está aqui em Estering. É sempre emocionante e sempre há muitas coisas imprevisíveis ”, disse ele. “Tanto eu quanto Mattias se classificaram para a primeira fila das semifinais, ele teve um começo fantástico e me derrotou na semi. Fui o segundo no primeiro início da final e depois no recomeço consegui ficar atrás de Johan e Mattias e terminei em terceiro. É uma grande sensação para toda a equipe que tanto os carros EKS Audi Sport terminaram no pódio. ”

Niclas Gronholm, da GRX Taneco, se classificou em sexto na classificação intermediária e terminou em quarto na final em seu Hyundai i20. O norueguês Petter Solberg foi o mais rápido no Q1 no sábado e ganhou o Prêmio Monster Energy Supercharge por ter o tempo de reação mais rápido no início da final em seu Volkswagen Polo R. Ele se aposentou com a questão técnica na quinta volta e foi classificado em quinto. A final inicialmente teve que ser interrompida e, em seguida, novamente quando Kevin Hansen do Team Peugeot Total caiu em seu Peugeot 208. Hansen foi levado ao hospital para verificações preventivas e mais tarde foi dispensado. Ele foi classificado em sexto.

Kevin Eriksson, do Team STARD, Janis Baumanis e Olsbergs MSE, terminou em quarto lugar nas meias-finais e não avançou para a final. O companheiro de Eriksson na OMSE, Robin Larsson, terminou em quinto nas semifinais, mas Sebastien Loeb, do Team Peugeot Total, se aposentou depois de um incidente de corrida com Eriksson. Anton Marklund, da Competição GC, retirou-se da semifinal após o primeiro contato de escanteio. Timmy Hansen, da Team Peugeot Total, foi mais tarde desclassificado da meia-final pelo incidente. O sueco havia definido o tempo mais rápido no quarto trimestre.

Guerlain Chicherit, do GCK, foi o primeiro reserva para as semifinais em 13º, Gregoire Demoustier, de Sebastien Loeb Racing, foi o 17º, o companheiro de equipe de Chicherit, Liam Doran, foi o 19º e Timur Timeryznov, do GRX, terminou o evento em 20º.

Na última rodada do Campeonato Europeu de Rallycross da FIA para Super1600, Rokas Baciuska da Lituânia terminou em segundo lugar na final e garantiu o título do Campeonato. Seu adversário mais próximo, o russo Aydar Nuriev, garantiu a vitória em Estering e terminou em segundo no campeonato. Artis Baumanis, da Letônia, sofreu queda nas semifinais, mas terminou a temporada em terceiro nos pontos. O finlandês Jesse Kallio terminou em terceiro na final de Estering pilotando um Renault Twingo.

Paul Bellamy, Diretor Executivo da IMG do World RX, concluiu: “Tivemos muita sorte com o clima fantástico neste fim de semana, já que é outubro e as multidões saem em massa. O Estering é uma ótima faixa que cria muita ação, o primeiro canto foi realmente emocionante como sempre. Parabéns a Johan (Kristoffersson) por ter vencido a final e ao PSRX Volkswagen Suécia por encerrar o Campeonato das Equipes. Também devo agradecer aos organizadores do Estering por terem feito um bom show mais uma vez, e ter o nosso canal de televisão alemão Sport 1 no site foi ótimo. Estamos muito animados para agora ir à Cidade do Cabo para a rodada final, tivemos um evento brilhante na África do Sul na última temporada e esperamos que seja ainda melhor nesta temporada. ”

A classificação completa do campeonato pode ser encontrada no seguinte link:
www.fiaworldrallycross.com/standings

 

Scroll To Top