Terça-feira , Maio 21 2019
ÚLTIMAS
Home / RALLYCROSS / Q & A: Hélio Castroneves
Q & A: Hélio Castroneves

Q & A: Hélio Castroneves

A revista Penske da equipe revs para o fim de semana de inverno norueguês
O brasileiro diz que RallyX on Ice é “muito mais do que eu esperava”
Três vezes o vencedor de Indy 500 “não pode limpar o sorriso do rosto”

Três vezes o vencedor de Indianapolis 500 e o redemoinho geral de automobilismo Hélio Castroneves decidiu sair de sua zona de conforto no próximo final de semana, enquanto ele tenta sua mão no RallyX on Ice pela primeira vez – e a estrela da equipe Penske revela que a experiência já é “Muito mais do que eu estava esperando”.

Muito longe de suas 16 temporadas completas de competição de roda aberta na série Verizon INDYCAR e seu passeio atual na categoria Prototype do Campeonato WeatherTech SportsCar da IMSA, o RallyX on Ice representa um novo desafio para um dos drivers mais populares e versáteis em o desporto. Nós o alcançamos depois que sua prática corre na Noruega ontem (1 de março) para ver como ele está encontrando até agora …

Hélio, você está aqui em Gol na Noruega neste fim de semana para o seu primeiro gosto de ação de rallycross, e para torná-lo ainda mais difícil para você, você também escolheu fazê-lo no gelo! Você passou algum tempo testando ontem – como foi isso?

Não consigo parar de sorrir! Em primeiro lugar, é uma ótima oportunidade para fazer algo que nunca pensei que faria – não só dirigindo um carro de rallycross, mas fazendo isso na neve! Estou muito agradecido com o Andreas [Eriksson – Olsbergs MSE CEO] por me convidar. Cara, está frio lá fora, mas já estou me divertindo muito. Todo mundo tem me ajudado e me dando dicas sobre como ir de lado; Se você quiser virar à esquerda, você realmente deve virar à direita – tudo é o contrário! Além disso, toda vez que você trava, o carro desliza por todo o lado. É muito divertido, então vamos ver o que vai acontecer …

É um toque frio aqui. Como brasileiro, isso deve ser um grande choque para você …?

Estamos falando de -20 ° C, -25 ° C – isso é brutal para mim! Toda vez que eu sai no carro, tenho que voltar depois de cinco voltas porque meus pés e mãos estão congelados. Sendo do Brasil e morando na Flórida, não acho que a neve é ​​um ajuste natural para mim … O homem, porém, é muito divertido – muito mais do que eu esperava. Os rapazes comuns são rápidos – Estou ansioso para ir correndo contra eles!

Para alguém que conduziu tantos carros diferentes ao longo da sua carreira, desde a roda aberta até os carros esportivos, o quanto isso parece isso? Quão difícil era se adaptar primeiro?

A curva de aprendizado começa com a pista, que é construída com dois pés e meio de gelo. Os pneus também têm pregos, então cada vez que você entra em uma esquina, você tem que tentar entrar no poder para que você tenha mais aderência. A faixa muda constantemente à medida que mais carros passam; Isso torna um desafio sem fim, mas muito divertido. Cada volta é diferente, e é por isso que esses drivers são tão incrivelmente talentosos – você precisa estar pronto, não importa o que. A boa notícia é que, se você falhar, você só vai bater num banco de neve, então não cria nenhum dano …

Sua equipe, Penske, companheiro de equipe, Josef Newgarden, participou do RallyX on Ice na semana passada. Ele ofereceu-lhe alguma recomendação?

Eu estava escrevendo um texto, e ele disse: “Você vai sofrer no tempo frio” e ele estava certo – estou sofrendo! Eu falei com Austin Cindric também, e ele me deu algumas dicas. É engraçado, no entanto, mesmo quando alguém lhe diz algo, você realmente não aprecia a diferença até que você realmente vá lá e comece a dirigir. É uma experiência real. Se você tem vontade de conduzir um desses carros na neve, eu posso te dizer, é absolutamente incrível! Não consigo limpar o sorriso do meu rosto! Estou me divertindo muito, e não posso esperar para ver como é com todos os outros caras também e a multidão observando. Isso será ainda mais divertido.

Como você diz, você está aqui para se divertir, mas, em última análise, todo motorista de corrida é ferozmente competitivo. Qual é o seu objetivo para o fim de semana?

Claro, estou um pouco – e quando falo um pouco, quero dizer muito – fora da minha zona de conforto aqui. Esta é a minha primeira vez em dirigir um carro de rallycross, e não só isso, mas na neve, então minha expectativa é esperar ficar com o pacote e não acabar em um banco de neve! Se você começar bem, você pode ver claramente na sua frente. Isso é outra coisa – as pessoas não percebem que quando você está atrasado nesta série, você não pode ver nada. É como dirigir na chuva quando você tem toda a pulverização no seu rosto. O objetivo é tentar ficar com os outros caras e aprender o máximo que puder e, espero, não farei isso tão mal …

Castroneves vai levar a pista com raiva, juntamente com muitos dos melhores pilotos de rallycross da atual geração em Gol na Noruega amanhã (sábado, 3 de março). A ação de corrida será transmitida ao vivo a partir das 12h00 GMT no Motorsport.com e no SBF Play, e televisionada ao vivo pela emissora pública nacional sueca SVT.

 

Scroll To Top