À Freineda e ao Bucho!
Está tudo a postos para a edição deste ano do Raid do Bucho e Outros Sabores, a mais tradicional e gastronómica das aventuras do calendário do Clube Escape Livre. Mais de 30 equipas já confirmaram a presença no evento que se desenrola em torno da serra da Estrela e que culmina, como habitualmente, com a grande Festa do Bucho.
O passeio termina, como habitualmente, com a chegada à aldeia de Freineda, onde decorre a cerimónia evocativa das guerras peninsulares com muita pólvora disparada, a cargo do grupo GRHMA, e o grande almoço e Festa do Bucho, que de ano para ano tem reunido cada vez mais pessoas em torno desta iguaria, bem como de outros sabores tradicionais. A crescente importância do almoço do bucho faz com que este ano a Confraria Gastronómica dos Aromas e Sabores Raianos se associe ao evento.
Novidade deste evento é também a realização do Primeiro Concurso de Provas do Bucho Raiano, uma organização da Junta de Freguesia de Freineda que pretende avaliar a qualidade e sabor desta iguaria entre produtores artesanais e industriais. Os produtos serão avaliados por um júri com representantes de nove organismos e entidades distintas e serão atribuídos os Prémios Ouro e Prata para cada categoria, a conhecer depois do almoço de Domingo.
Paisagens, aventura, adrenalina, cultura, história e gastronomia típica são os condimentos que se encontram neste Raid do Bucho.
Informações disponíveis em www.escapelivre.com, ou através dos contactos 271 205 285 ou escapelivre@escapelivre.com.