945 cavalos de potência ás 19.300 rotações por minuto…números que por si só prendem a atenção de qualquer seguidor de desporto motorizado. Fazem parte do certificado oficial do muito especial F1 BMW Williams FW25 que vai ser guiado no fim-de-semana do Grande Prémio Tissot de Portugal por Ralf Schumacher.
20 anos depois de ter vencido dois GP’s do campeonato do mundo de Fórmula 1 – este chassis venceu o GP da Europa em Nurburgring e o GP de França em Magny-Cours em 2003 – o poderoso V10 volta a fazer-se ouvir perante milhares de espectadores que com toda a certeza se irão render á sua ‘voz’ em dois momentos, antes das corridas MotoGP no Sábado e no Domingo.
Com 6 vitórias e 27 pódios ao longo da sua carreira na Fórmula 1 Ralf Schumacher irá assim também regressar ás pistas – que abandonou definitivamente no final de 2012 – num momento bem especial e único no arranque do campeonato do mundo MotoGP 2023.
Durante 14 anos este F1 BMW Williams FW 25 foi igualmente o F1 mais rápido da história após ter sido guiado numa volta ao circuito italiano de Monza de forma magistral por Juan Pablo Montoya em 2004 a uma velocidade média superior aos 262km/h (link video abaixo), recorde que foi batido apenas em 2018 por Kimi Raikonen.