O Regulamento Desportivo do Campeonato do Mundo de Ralis e dos seus Campeonatos de suporte foram hoje dados a conhecer, saltando logo à vista a redução do n.º de pneus e dias de testes para cada piloto e a redução de 10 para 2 os minutos de penalização devido ao abandono por avaria do sistema híbrido nos Rally1. Por outro lado todos Campeonatos de suporte passam a ter novas denominações.
WRC:
– Redução do número de dias de testes de 30 para um máximo de 21, ou, de 7 (eram 10) dias por piloto ao longo da temporada, limitação esta que não é extensível às áreas de testes declaradas/privadas pelos/dos Construtores, como é exemplo a Toyota e a Hyundai na Finlândia e a M-Sport na Inglaterra.
– Passam a ser 28 o número máximo de pneus autorizados por prova nos Rally1, sendo a exceção o Rally de Monte-Carlo que permite a utilização até 38 unidades por carro.
– O abandono de um piloto devido a um mau funcionamento da unidade híbrida, (luz vermelha acionada ou nenhum indicador visível) irá “apenas” o penalizar em dois minutos por cada especial não comprida, ao contrário dos habituais 10 do sistema Super-Rally.
WRC2, WRC2 Challeger e Master Cup:
Se a então denominada WRC2 Open passa a ser apenas denominada por WRC2, a anterior WRC2 Junior passa a ser agora designada por WRC2 Challenger, competição esta reservada para pilotos que nunca se consagraram campeões do WRC2 ou WRC3 e que nunca foram inscritos em qualquer prova do Mundial para marcarem pontos para o Mundial de Construtores. Poderão apenas participar carros da categoria Rally2.
O Campeonato WRC2 Masters na próxima temporada passa a ser designado de Taça (Masters Cup) reservado a pilotos com mais de 50 anos e que poderão utilizar para o efeito veículos das seguintes Classes: RC2/RC2 Kit /RC3/RC4/RC5 e R-GT.
Junior WRC e FIA WRC3:
O FIA Junior WRC e o FIA WRC3, serão as designações utilizadas a partir do próximo Mundial, alterando as anteriores WRC3 Junior e WRC3 Open, respetivamente. Em ambas as competições serão utilizados os carros da categoria Rally3, com o Junior WRC a ser reservado para pilotos nascidos a partir de 1 de janeiro de 1993, sendo apenas cinco as provas elegíveis para o Campeonato.
CARLOS DA SILVA