Sábado , Fevereiro 4 2023
ÚLTIMAS
Home / RALI / “Rei” Ogier vence no principado do Mónaco
“Rei” Ogier vence no principado do Mónaco

“Rei” Ogier vence no principado do Mónaco

Foi a 9ª vitória de Ogier no Rallye de Monte Carlo. O piloto francês da Toyota foi líder da prova da primeira até à última especial de classificação e venceu nove dos 18 troços cronometrados. O rali preferido do antigo campeão do mundo foi gerido à sua maneira e com a Toyota a gerir também o desfecho da prova de abertura do WRC 2023, colocando dois GR Yaris Rally1 nos dois primeiros lugares, num perfeito entendimento de duas gerações, com o jovem Kalle Rovanpera a ficar apenas a 18,7 segundos do veterano Sébastien Ogier, que é agora o recordista de vitórias em Monte Carlo. A Hyundai não conseguiu contrariar o domínio da Toyota que conquistou 16 vitórias em especiais com 9 de Ogier, 6 de Rovanpera e uma de Evans. Thierry Neuville terminou em 3º a 44,6 segundos do vencedor.

Sébastien Ogier só irá fazer cinco provas do WRC 2023. No seu “rali do coração”, o piloto mostrou que apesar de não estar a lutar pelo título, está pronto a alcançar novas vitórias. A eficácia foi tremenda na primeira metade da prova, e depois foi gerir a liderança, perante um campeão do mundo sempre inspirado, que até venceu a Power Stage. Na verdade, Kalle Rovanpera demonstrou que está mais do que pronto para defender o título de pilotos, tal como a Toyota o título de construtores. A marca nipónica até tentou ocupar a totalidade do pódio, mas problemas impediram Elfyn Evans de alcançar melhor que o 4º lugar a 1m12,3 do vencedor e apenas a 27,7 segundos de Neuville. No 5º lugar ficou Ott Tanak a 2m34,8, que se estreou ao volante do Ford Puma Rally1, mas ainda longe de poder acompanhar o ritmo dos Toyota.

A Hyundai que terminou a época passada mais perto da Toyota, voltou a sentir este ano alguns problemas na gestão híbrida dos i20 N Rally1 e, para além do 3º lugar do pódio com Neuville, alcançou apenas o 7º lugar com Dani Sordo e o 8º com Esapekka Lappi, atrás do Toyota de Takamoto Katsuta, todos a mais de três minutos do vencedor. Na categoria WRC2 a vitória foi para o Skoda Fabia RS Rally2 de Nikolay Gryazin, que bateu o Citroen C3 Rally2 de Yohan Rossel por apenas 4,4 segundos.

Depois da prova de abertura do WRC 2023, Sébastien Ogier comanda o campeonato de pilotos com 26 pontos, seguido por Kalle Rovanpera com 23 e por Thierry Neuville com 17 pontos. Entre os construtores, a Toyota que ficou apenas a um ponto da pontuação máxima, comanda com 51 pontos, a Hyundai totaliza 27 e a M-Sport Ford 16 pontos. A próxima prova do WRC é o Rally da Suécia, agendado para os dias 9 a 12 de fevereiro.

&nbsp

Scroll To Top