Kalle Rovanperä garantiu o seu terceiro triunfo consecutivo no Rali da Estónia, na tarde de domingo, com uma condução de mestre na oitava ronda do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA.
Há dois anos, Rovanperä tornou-se o mais jovem vencedor de ralis do WRC nas ultra-rápidas provas especiais do país. Rovanperä deixa a Estónia com 55 pontos de vantagem no topo da classificação do campeonato, depois do sucesso dominante de hoje, que o deixou mais perto de conquistar dois títulos mundiais consecutivos.
O finlandês de 22 anos terminou os quatro dias de estrada de gravilha com 52,7 segundos de vantagem sobre o adversário do Hyundai i20 N, Thierry Neuville, que inicialmente liderava após a primeira etapa de sexta-feira. No final do dia, o finlandês assumiu a liderança, antes de registar nove tempos mais rápidos consecutivos no sábado, para afirmar a sua supremacia.
A chuva prevista não se concretizou na última etapa de domingo, onde Rovanperä permaneceu novamente intocável, vencendo os quatro testes de velocidade no seu Toyota GR Yaris e ganhando o máximo de pontos de bónus da Wolf Power Stage no processo. O seu domínio foi tal que venceu 15 das 21 provas especiais do rali.
“É um evento importante, este”, sorriu. “Para o campeonato é um local muito importante para conseguir bons pontos e o plano era exatamente este. É a minha prova favorita do calendário, por isso sabia que tínhamos de fazer força aqui e correu bem.”
Neuville praticamente admitiu a derrota no sábado à noite, mas estava de bom humor depois de ter tido um dos melhores desempenhos em rali de gravilha da sua carreira. No entanto, não se podia dar ao luxo de passar o domingo a correr, com o companheiro de equipa Esapekka Lappi a completar o pódio apenas 6,8 segundos atrás, após mais de 300 km de competição.
O resultado de Lappi marcou o seu quarto resultado entre os três primeiros para a Hyundai Motorsport, que agora está atrás da Toyota Gazoo Racing por 57 pontos na corrida pelo título de construtores. Ele e o galês Elfyn Evans, da Toyota, estiveram muito próximos, com apenas 7,3 segundos de diferença no controlo final.
Teemu Suninen conseguiu três Hyundais nos cinco primeiros, terminando a mais de um minuto de Evans, depois de uma condução irrepreensível na sua estreia no i20 N Rally1. Atrás dele ficou Pierre-Louis Loubet, que ficou à frente de Takamoto Katsuta na Wolf Power Stage para conquistar o sexto lugar da geral.
O companheiro de equipa de Loubet na M-Sport Ford, Ott Tänak, era o favorito antes do evento, mas as suas esperanças de uma vitória em casa foram destruídas antes mesmo de o rali começar. Problemas no shakedown de quinta-feira forçaram uma mudança de motor de última hora e fizeram-no sofrer uma penalização de cinco minutos antes da etapa de abertura. Está agora atrás de Rovanperä por 66 pontos, quando faltam cinco rondas para o final.
Andreas Mikkelsen manteve a liderança na categoria WRC2 e terminou em nono lugar na classificação geral. Sami Pajari, com um Škoda Fabia RS Rally2 semelhante ao de Mikkelsen, completou o top 10.
O WRC continua no norte da Europa para mais uma prova rápida em estrada de gravilha, o Secto Rally Finland, no próximo mês. A nona ronda da época tem lugar em Jyväskylä, de 3 a 6 de agosto.