Domingo , Setembro 22 2019
ÚLTIMAS
Home / RALI / Safari Rally 2019: Quando dois carros apenas terminam a prova ….sem ajuda externa!
Safari Rally 2019: Quando dois carros apenas terminam a prova ….sem ajuda externa!

Safari Rally 2019: Quando dois carros apenas terminam a prova ….sem ajuda externa!

 

Como prova candidata a ingressar novamente no calendário do WRC em 2020, o Rally Safari disputado este fim-de-semana no Quénia não poderia ter corrido da pior forma. Além de um acidente que vitimou mortalmente um condutor e feriu gravemente três dos ocupantes de uma viatura particular numa ligação, de adversas condições meteorológicas (chuva) que obrigaram ao cancelamento da segunda especial, a derradeira das 14 especiais disputadas daquela prova tornou-se um verdadeiro caos para os mais de 30 participantes que ainda se encontravam em prova.

Na segunda passagem pelos cerca de 39 quilómetros da já muito “esburacada” especial de Kedong, os sulcos da areia fina mesclados com as cinzas provenientes do vulcão Suswa, eram de tal maneira profundos, que apenas dois carros conseguiram concluir a mesma sem ajuda externa! Além de uma panóplia de penalizações atribuídas e de alguns abandonos devido a inevitáveis atascanços, a classificação final acabaria por sofrer grandes alterações, sobretudo no que diz aos lugares do pódio. O então líder Manvir Baryan a bordo de um Skoda Fabia R5, viria a perder quase 13 minutos para os – digamos, “não atolados”, ambos em Mitsubishi Lancer Evo X R4: Carl Tundo (2.º da geral) e Baldev Singh Chager, o vencedor da prova.

Depois da visita de Michèle Mouton em abril ultimo, onde reconheceu e avaliou aquela prova em termos de percurso e de segurança, e pelos factos acima narrados ocorridos diante dos olhos do Presidente da FIA Jean Todt, do presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta e do Promotor do WRC Oliver Ciesla, certamente que na capital Nairobi muitas questões foram levantadas aos organizadores daquele evento….

É enorme a vontade da Federação Mundial, do Promotor do WRC e do governo queniano em colocar novamente o Safari na rota do Mundial, e esta semana a FIA irá decidir se aquela prova e o Rali do Japão regressarão finalmente ao calendário do Mundial.

Video Safari Rally quest to return to WCR hit by freak crash : https://www.youtube.com/watch?v=nHhgXMUzcjI

Video Baldev Chager and Ravi Soni win 3rd career Safari rally in Naivasha: https://www.youtube.com/watch?v=2nT2oAs7Tiw

Video The 2019 KCB Safari Rally Kenya – World Rally Championship Event.: https://www.youtube.com/watch?v=n_lyMZ4ielM

 

 

CARLOS DA SILVA

Photo credits @ Copyrights Simon Mulumba CmoncyEric Santos & twitter wrcsafarirally/media

 

Scroll To Top