Quarta-feira , Novembro 25 2020
ÚLTIMAS
Home / BREVES / SALÃO MOTORCLÁSSICO REGRESSA A LISBOA DE 24 A 26 DE ABRIL
SALÃO MOTORCLÁSSICO REGRESSA A LISBOA DE 24 A 26 DE ABRIL

SALÃO MOTORCLÁSSICO REGRESSA A LISBOA DE 24 A 26 DE ABRIL

Maior salão nacional relacionado com veículos clássicos e antigos, reúne mais de 160 expositores de vários países, na FIL

  • 90 anos da Pininfarina em destaque com exposição temática
  • Cadillac Series 75, o automóvel que esteve ao serviço de Salazar regressa à capital passados 50 anos
  • Leilão de  Automobilia,  Passeios  de  Clássicos,  Concentrações  de Clubes e Mercado de Clássicos completam a programação do Salão Motorclássico
  • Gaming Center e jogos vintage animam miúdos e graúdos

 

O Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos, regressa à FIL – Feira Internacional de Lisboa, nos dias 24, 25 e 26 de Abril. O maior evento português relacionado com a temática dos Clássicos e da História Automóvel, organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a FIL, reúne mais de 160 expositores de vários países.

Para  esta  edição, a  organização do  Salão  Motorclássico preparou um  programa variado e estimulante, que conta com a participação de várias entidades comerciais e institucionais e se dirige, não só a aficionados do mundo dos clássicos, mas também ao público em geral.

A programação da 16ª edição do Motorclássico inclui uma exposição temática dedicada ao 90º aniversário da  Pininfarina, o tradicional leilão de automobilia, passeios e concentrações de clássicos, lançamentos de livros, entre outras actividades que celebram o universo motorizado clássico. Em 2019, o Salão Motorclássico recebeu 40 mil visitantes.

 

Exposição temática dedicada aos 90 anos da Pininfarina

Um dos destaques principais do Salão Motorclássico será a exposição que celebra os 90 anos da Carrozzeria Pininfarina, conhecidas fabricantes de carroçarias para automóveis.

Fundada por Battista “Pinin” Farina em 1930, a Carrozerria Pininfarina é associada a automóveis de belas e voluptuosas formas. Ainda que intimamente associada à Ferrari, e responsável pela concepção de alguns dos mais emblemáticos cavallinos rampantes, a Pininfarina colaborou com inúmeras marcas, como Alfa Romeo, Bentley, Cadillac, Hyundai, Maserati, Peugeot, Rolls-Royce ou Volvo.

A exposição contará com oito modelos de diferentes marcas, desde a Ferrari à Peugeot, e que permitirão viajar pelos 90 anos de história da famosa carrozzeria italiana.

 

Cadillac Series 75

Outro dos destaques será o regresso a Lisboa, passados 50 anos, do automóvel que foi utilizado por António de Oliveira Salazar, o Cadillac Series 75.

Em 1947, o Estado Português adquiriu dois Cadillac iguais, um para o Presidente da República – Óscar Carmona – e outro para o Presidente do Conselho de Ministros, o Professor Oliveira Salazar. Desde então, e até à sua morte, Salazar usou sempre o Cadillac que lhe estava destinado, tendo recusado um Mercedes-Benz 600 adquirido pelo Ministério das Finanças, em 1968, por entender que o Cadillac continuava em bom estado e servia muito bem para o seu serviço oficial.

Em Abril de 1971, o Cadillac Series 75 foi vendido em hasta pública, sendo então adquirido, por João de Lacerda, para ser exposto no Museu do Caramulo.

Passeios e Leilão de Automobilia

Para além destas novidades, não vão faltar os habituais passeios, com destaque para o “Passeio ACP ao Motorclássico” e para o passeio “We Ride Lisbon to Motorclássico”, entre outros.

No Sábado, dia 25 de Abril, a partir das 17h00, decorre o Leilão de Automobilia, uma rara oportunidade para assistir, vender ou comprar num leilão especializado em automobilia histórica e de colecção. Realizado em parceria com a leiloeira Leilosoc, o leilão está aberto a coleccionadores e visitantes, que poderão inscrever-se no site do Salão Motorclássico. O catálogo do leilão estará disponível em  www.leilao-motorclassico.com nas semanas antes do evento.

Lançamento de livros e entrevistas transmitidas em directo Online

O Salão Motorclássico vai ser, também, o palco do lançamento dos livros “Citroën em Portugal

– De uma guerra à outra (1919-1945)” e “A visão eléctrica de Ferdinand Porsche” de José Barros Rodrigues e “Giovanni Salvi – O italiano mais rápido de Portugal” de Adelino Dinis, no Sábado, às 15h.

Pelo terceiro ano consecutivo o Salão Motorclássico irá contar com as Motor Talks. Durante o salão serão realizadas entrevistas a figuras históricas e especialistas do meio, transmitidas em directo online, pelo Jornal dos Clássicos.

Gaming Center

Após a estreia na edição de 2019, o Salão Motorclássico vai voltar a contar com um Gaming Center para todos os visitantes que queriam experimentar a emoção do desporto automóvel e dos jogos retro.

Certificação de Veículos de Interesse Histórico

Pela primeira vez, e durante o fim-de-semana, serão realizadas certificações técnicas a automóveis clássicos pela equipa do Museu do Caramulo.

Bilhete online

Os bilhetes para o salão voltarão a estar disponíveis online e à semelhança da edição anterior, por um período de tempo limitado, os mesmos poderão ser adquiridos a um preço reduzido de €10.

Renovação de imagem

A imagem de marca do Salão Motorclássico foi alvo de um rebranding levado a cabo pela BÁ Studio, tendo por base um desenho do famoso ilustrador gráfico português Ricardo Santos.

O crescimento do número de visitantes e de volume de negócios em cada uma das edições, demonstra o impacto e influência do Salão Motorclássico no mercado dos Clássicos em Portugal. O Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a FIL – Feira Internacional de Lisboa.

O Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a FIL e conta com o apoio do Turismo de Lisboa, Fidelidade, RTP, Antena 1, Jornal dos Clássicos e do Banco BPI | Fundação la Caixa.

Para obter mais informações sobre o Salão Motorclássico aceda ao site oficial do evento em www.motorclassico.com.

 

Scroll To Top