Domingo , Outubro 1 2023
ÚLTIMAS
Home / RALLYCROSS / Segundo ano “electrico” no FIA World RX
Segundo ano “electrico” no FIA World RX

Segundo ano “electrico” no FIA World RX

FIA World RX abraça corridas totalmente elétricas em seu segundo ano.

Este próximo fim de semana dá início à temporada de 2023 e ao segundo ano das corridas FIA World RX totalmente elétricas, com o Mundial RX de Portugal (3-4 de junho) a decorrer no popular Circuito Internacional de Montalegre. Aqui está tudo o que você precisa saber:

  • Após a temporada completa de corridas elétricas do ano passado e um período intenso de testes fora de temporada, prometemos níveis de desempenho nunca vistos no campeonato de superfície mista. A última geração de carros elétricos World RX atingiu velocidades de aceleração de zero a 100 km/h em 1,8 segundos.
  • Ao volante da temporada 2023 do World RX estão alguns titãs do esporte, como o atual campeão Johan Kristoffersson, Timmy e Kevin Hansen, Niclas Grönholm e a lenda Sébastien Loeb.
  • Este fim de semana, Portugal recebe a primeira das dez corridas que compõem a temporada 2023 do World RX. À medida que a série viaja por três continentes, haverá um retorno a alguns locais históricos de rallycross, bem como novos circuitos a serem descobertos, com o final da temporada em Hong Kong.
  • As corridas do World RX oferecem emoção emocionante aos fãs de todo o mundo, pois batalhas curtas e acirradas colocam os carros frente a frente em uma mistura de terra e asfalto.

Maior desempenho e emoção são prometidos para o segundo ano do World RX como uma série exclusivamente elétrica.

  • Desde a sua criação em 1967, o Rallycross está na vanguarda da inovação no automobilismo, por isso era natural que a disciplina decidisse ser totalmente elétrica a partir de 2022.
  • Agora, os carros World RX são equipados com powertrains elétricos idênticos que fornecem 500kW – igual a 680bhp – por meio de motores duplos para fornecer aceleração mais rápida do que as máquinas de Fórmula 1. A nova geração de carros elétricos World RX atingiu velocidades de aceleração de zero a 100 km/h em 1,8 segundos.
  • A bateria de 52 kWh presente nos carros World RX pesa apenas 330 kg e oferece 880 Nm de torque instantâneo. As células da bateria usadas nos carros World RX são resfriadas por contato direto com um fluido de resfriamento especialmente desenvolvido.
  • Desde a introdução da nova tecnologia elétrica antes da temporada 2022 do World RX, houve inúmeras voltas de testes, bem como corridas para ajustar o pacote antes deste novo ano de competição.

O retorno do lendário piloto Sébastian Loeb pode interromper um período de dominação?

  • A atração principal da temporada 2023 do World RX é Sébastien Loeb. O francês vai pilotar um Lancia Delta Evo-e RX totalmente elétrico para a recém-formada equipe Special ONE Racing. Durante as três temporadas anteriores do World RX de Loeb (2016-18), ele conquistou duas vitórias em corridas e mais 15 pódios em 36 partidas.
  • Loeb é nove vezes vencedor do título do Campeonato Mundial de Rali – com 80 vitórias individuais em seu nome – ele é estatisticamente o competidor mais bem-sucedido na história do rali. Ele também terminou como vice-campeão no cansativo Rally Dakar em três ocasiões, alcançou o pódio geral nas 24 Horas de Le Mans e triunfou quatro vezes na Corrida dos Campeões. No ano passado, ele foi coroado campeão na série elétrica off-road Extreme E. Loeb competirá no campeonato Mundial de RX em 2023, além do Campeonato Mundial de Rally-Raid e também de corridas selecionadas do WRC.
  • O homem a bater na última meia década no Mundial RX foi Johan Kristoffersson. O sueco tem cinco campeonatos mundiais de RX (2017, 2018, 2020, 2021, 2022) e alinha no grid para a temporada de 2023 determinado a defender seu título. Kristoffersson estará novamente ao volante de seu Volkswagen RX1e.
  • O único outro piloto a ganhar um título mundial de RX durante o período de dominação de Kristoffersson foi Timmy Hansen. Timmy, ex-companheiro de equipe de rallycross de Loeb, foi coroado campeão mundial de RX em 2019, registrando vitórias em quatro das 10 paradas daquela temporada.
  • Timmy e seu irmão mais novo, Kevin Hansen, vão pilotar o Peugeot 208 RX1e pela Hansen World RX Team em 2023. Os suecos fazem parte de uma famosa família de rallycross com o pai Kenneth Hansen, 14 vezes campeão europeu. As duas vitórias anteriores de Kevin no World RX ocorreram na primeira rodada da temporada (2019, 2021), então ele é definitivamente alguém a se observar em Portugal.
  • Klara Andersson está de volta para sua segunda temporada de corridas do World RX, pilotando um PWR RX1e para a Construction Equipment Dealer Team ao lado de seu companheiro de equipe Niclas Grönholm (vencedor de corridas do World RX sete vezes). Andersson, da Suécia, conseguiu um pódio em Portugal na temporada passada, por isso espera outro grande resultado em Montalegre neste fim de semana.

A corrida está prestes a começar!

  • O calendário do World RX de 2023 apresenta uma turnê mundial de 10 corridas definidas para trazer adrenalina e emoção aos fãs em toda a África, Ásia e Europa. Existem locais históricos como Lydden Hill, lar da primeira corrida de rallycross e também um novo terreno para abrir com o final da temporada em Hong Kong.

&nbsp

Scroll To Top