Mārtiṇš Sesks conquistou sua segunda vitória no Campeonato Europeu de Rally da FIA depois de se defender e se livrar do líder do título Hayden Paddon para vencer o ORLEN 79º Rally da Polônia no domingo (21 de maio).
Com Renars Francis co-pilotando seu Škoda Fabia RS Rally2 da equipe MRF Tyres, Sesks completou a primeira etapa de sábado 8,2 segundos à frente de Paddon.
Embora Sesks inicialmente parecesse estar na defensiva quando seu rival da BRC Racing Team venceu o teste de abertura de domingo para reduzir a diferença para 7,4 segundos, não demorou muito para que o letão de 23 anos corresse para vencer à frente de Paddon por 39,6 segundos. .
“É realmente especial, fazer isso em casa é uma história para a torcida da casa, mas fazer isso aqui na Polônia é completamente diferente, mostra o carro, a equipe, os pneus, estamos todos prontos para lutar.” disse Sesks, que passa para a segunda posição na classificação provisória, 37 pontos atrás do líder Paddon. “É tão bom pilotar por uma equipe tão boa com um carro tão bom. É um prazer e poder atuar em um nível tão alto é muito bom. Todo mundo quer fazer uma declaração, mas em nossas mentes queremos manter a cabeça baixa e apenas fazer o nosso trabalho”.
O esforço acelerado de Paddon na SS9 teve um custo, pois ele completou a etapa com um pneu dianteiro direito danificado, o que teria uma grande influência no resultado da luta pela vitória. Com apenas um Pirelli sobressalente a bordo de seu Hyundai i20 N Rally2, Paddon teve que tomar uma decisão difícil.
“Ou continuamos pressionando como estávamos fazendo, mas então você arrisca outro furo e se aposenta”, disse ele. “Quando você pensa no campeonato e nos pontos oferecidos, trata-se de jogar de maneira inteligente e essa é a decisão que tivemos que tomar.”