Sexta-feira , Agosto 23 2019
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / SGS Car com Pedro Carvalho no pódio de Ferraria
SGS Car com Pedro Carvalho no pódio de Ferraria

SGS Car com Pedro Carvalho no pódio de Ferraria

Vitória do estreante Nelson Rodrigues na Promoção Moto

Com o excelente 3º lugar alcançado pela dupla Pedro Carvalho/André Guerreiro a SGS Car subiu ao pódio no Raid TT Ferraria. Pedro Carvalho que foi um dos protagonistas desta jornada do CNTT colocou ainda o seu Can-Am Maverick na segunda posição da Classe Open do Troféu Can-Am. A jornada disputada em pistas do Ribatejo e Alto Alentejo contou ainda com a estreia da equipa na competição moto onde Nelson Rodrigues a competir pela primeira vez no CNTT não só triunfou na Classe Promoção como terminou ainda num magnífico 7º lugar absoluto, 3º da Classe TT3.

A chuva que caiu durante a semana tornou o piso bastante duro pelo que, após o primeiro troço cronometrado de 42,5 quilómetros, a equipa teve de fazer alguns ajustes nos pneus e suspensões do SSV de Pedro Carvalho para melhor poder atacar a dupla passagem pelo troço de 83 quilómetros que se disputou no domingo. A primeira destas passagens acabou por se revelar traiçoeira para esta equipa reconhecidamente muito rápida, acabando por deixar sem transmissão à frente o SSV nº 304 que por isso teve alguns problemas de tração.

No final da corrida Pedro Carvalho mostrou estar bastante satisfeito com o resultado alcançado, mas afirma que o foco era ganhar: “A competição está ao rubro. São os pequenos pormenores que fazem a diferença. O resultado conquistado ajuda à pontuação do Campeonato, mas não é o que ambicionamos. Sábado a corrida não nos estava a correr como desejado, pelo que tivemos de adaptar o carro às condições do piso para atacar no dia de Domingo. No primeiro troço queríamos ter ido ao ataque, mas partimos a transmissão da frente a meio da etapa, ao quilómetro 40 sensivelmente, ou seja, fizemos mais 40 quilómetros só com tração a três rodas, o que nos atrasou um pouco. Já o último setor foi prego a fundo.  Quando saímos para a última especial o primeiro e segundo lugares estavam um pouco longe do nosso alcance, mas havia ali seis ou sete pilotos que podiam ascender a essa posição. Acabámos por ser nós a conseguir conquistá-la. Vamos tentar continuar a fazer o melhor possível e é esse o nosso foco. Queríamos chegar à vitória, mas não tem sido fácil”, salientou Pedro Carvalho.

A SGS Car esteve também em destaque nas duas rodas onde Nelson Rodrigues aos comandos de uma KTM 300 EXC embora sem experiência na modalidade, estreou-se de forma muito positiva no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Preparador físico de alguns nomes de referência da modalidade gostou da experiência e deixou a promessa de “embarcar” mais vezes nestas aventuras: “Desta prova só posso mesmo fazer um balanço muito positivo. O pó foi inimigo, mas também as marcações. Como não estou habituado às provas travava cedo demais, algumas vezes sem necessidade, até me habituar a ler o terreno”.  Comecei com cautela e terminei bem. Ganhei a promoção. Tenho que agradecer ao Filipe Serra porque ele é o grande impulsionador destas minhas aventuras e também à SGS Car pela oportunidade, o que me motivou a estar na Ferraria. Tenho de participar mais vezes nestas corridas”, afirmou Nelson Rodrigues no final da corrida. (vídeo com declarações do piloto aqui)

Menção feita às vitórias e aos pódios da equipa, regressemos aos SSV: a sorte não esteve com João Dias forçado a abandonar a corrida devido a um problema mecânico no seu SSV quando tinha acabado de realizar o terceiro tempo em SS2 e tinha o pódio ao seu alcance.

“Na primeira especial saltou uma roda do carro sem razão aparente. Ainda não conseguimos identificar o motivo. Depois, estava a rolar bem, tinha feito o terceiro tempo no primeiro setor de domingo, mas no segundo e último troço do dia, fizemos cinco ou seis quilómetros e ouvimos um estalo. Percebemos que o carro ficou sem potência. Estamos ainda a tentar perceber o que se passou. Obviamente que estou triste. Penso que ainda poderá ficar em aberto o resultado por equipas, mas neste momento, as minhas ambições de ganhar o Campeonato caiem por terra”, revelou João Dias.

A SGS Car mantém a segunda posição no Campeonato por equipas, agora em igualdade de pontos com a Can-Am Off Road Portugal, a apenas 10 pontos da liderança.

A equipa regressa às competições de 24 a 26 de maio, altura em que se disputa a Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal.

Classificações após 4 provas:

Absoluto: 1º Pedro Santinho Mendes, 80; 2º Vítor Santos, 66; 3º João Monteiro, 60; 4º Pedro Carvalho, 54; 5º João Dias, 47; 6º Nuno Fontes, 35; 7º Aristides Júnior, 31; 8º Cristiano Batista; 26; 9º Luís Cidade, 20; 10º Avelino Luís, 18.

Equipas: 1º The Racing Factory /Speedfreak, 111; 2º SGS Car Racing e Can Am Off-Road Portugal, 101; 4º Benimoto Racing Team, 82; 5º Sharish Gin Racing Team, 56.

 

Scroll To Top