‘Casa da British Motor Racing’ é a próxima das futuras estrelas do World Rallycross
Heathcote destaca interesse local em campo de 17 calibres de alto calibre
Mais emoções aceleradas na loja após o espectacular abridor de Mettet
Depois de uma pulsante arrecadação de cortinas no Mettet, na Bélgica, há pouco mais de uma semana, a RX2 International Series apresentada por Cooper Tires se dirige para um dos locais mais lendários do esporte neste final de semana – Silverstone e o ansiosamente aguardado festival Speedmachine (26 27 de maio).
A rodada de abertura da segunda temporada do RX2 proporcionou emoções, derramamentos e uma nova cara no topo do pódio no norueguês Ben-Philip Gundersen, que chegará a Silverstone no topo da classificação do campeonato e se concentrará em manter sua posição inicial. vantagem.
No ritmo principal ao longo do fim-de-semana de Mettet, o ás do JC Raceteknik foi um vencedor digno e será, sem dúvida, rápido mais uma vez no célebre “Home of British Motor Racing”.
O rival mais próximo de Gundersen na tabela de pontos é o letão Vasiliy Gryazin. A estrela da Sports Racing Technologies não chegou a terminar a final na Bélgica – encontrando-se em um giro e fora de disputa na primeira curva – mas ele liderou a Classificação Intermediária com uma performance impressionante e será despedida para transformar seu cintilante velocidade bruta em um resultado de tribuna.
Os colegas noruegueses Sondre Evjen e Henrik Krogstad juntaram-se a Gundersen no pódio em Mettet, num histórico bloqueio para a JC Raceteknik – com o compatriota sueco William Nilsson a cruzar a linha de chegada – e o trio escandinavo tem mais sucesso em Silverstone, uma pista que todos eles estarão descobrindo pela primeira vez.
Dois pilotos que têm algum conhecimento prévio do layout – do Dia Mundial da FIA no Campeonato Mundial de Rallycross no final de Março – são companheiros de equipa do Olsbergs, Guillaume De Ridder e Oliver Eriksson, que estão a lutar após o infortúnio mantê-los fora do jogo. final na abertura da temporada.
O herói da casa De Ridder foi a vítima inocente do contato da Turn One na primeira semifinal, enquanto Eriksson dominava a segunda divisão quando uma falha de ignição interferiu e derrubou o pedido. Ambos têm o ritmo de ganhar e chão para fazer as pazes, então vale a pena assistir. O companheiro de equipe Cole Keatts está perseguindo um resultado da mesma forma depois de lutar na Bélgica, enquanto o adolescente americano constrói sua experiência de rallycross na série oficial de alimentadores do World RX.
Jami Kalliomäki foi o pacote surpresa do fim de semana do Mettet ao chegar na final da SET Promotion em sua estreia no RX2 – e apenas em sua quinta largada na Supercar Lites. O adolescente finlandês passou a assumir a liderança antes de ser desqualificado para a briga no Torneio Um que foi responsável por Gryazin, então ele tem um ponto para provar em Silverstone, onde ele e seu companheiro de equipe Simon Syversen serão acompanhados pela recém-chegada Sami-Matti Trogen , que aos 17 anos será o mais jovem piloto no campo e chegará com uma reputação impressionante.
O interesse caseiro será centrado em torno de Nathan Heathcote, a quem foi negado um ponto nas meias-finais na sua curva RX2 na Bélgica por uma jogada espectacular na sua última corrida de qualificação. Como De Ridder e Eriksson, o atual campeão britânico é um dos poucos pilotos da série que já teve um gostinho anterior da nova pista de rallycross de Silverstone, e ele está determinado a fazer um show para os fãs britânicos.
“É sempre um prazer dirigir na frente de sua torcida, mas a Speedmachine vai tornar o Mundial RX da Grã-Bretanha ainda maior e melhor”, disse o jogador de 21 anos. “Os eventos de Rallycross nunca são nada menos do que uma experiência empolgante, por isso adicionar música, exposições, demonstrações e test-drives ao mix irá criar um burburinho.
“Obviamente, o meu foco estará firme na pista e, depois de mostrar a nossa velocidade, mas não ter conseguido o resultado na Bélgica, o meu ponto de vista é estabelecer a final em Silverstone. Espero que eu possa dar a todos algo para realmente animar. ”
O companheiro de equipa de Heathcote na Team Färén, Conner Martell, empolgou-se pela última vez com o seu estilo de condução fanfarrão, e o americano tem muito mais na manga para emocionar os espectadores da Speedmachine.
Outros que ficarão de olho serão Glenn Haug – uma ameaça consistente durante o final de semana do Mettet – o ultramoderno sueco Simon Olofsson – os escandinavos Anders Michalak e Albert Llovera, cuja história inspiradora continua quando o ex-atleta olímpico forja uma nova carreira no rallycross. um acidente de esqui há mais de 30 anos que o deixou paralisado da cintura para baixo.
A ação de Silverstone RX2 começará com os treinos livres na tarde de sexta-feira, seguidos pelas duas primeiras corridas classificatórias no sábado e as duas eliminatórias restantes, as semifinais e a final televisionada no domingo.