Quinta-feira , Junho 4 2020
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / Single Seaters Series 2016 arranca em Braga
Single Seaters Series 2016 arranca em Braga

Single Seaters Series 2016 arranca em Braga

 

 

A Single Seater Series arranca, no próximo fim-de-semana, para a quarta temporada consecutiva. O tiro de partida daquela que é a única competição de fórmulas em Portugal está marcado para o Circuito Vasco Sameiro, durante o Braga Festival of Speed. Uma impressionante lista de inscritos que superou as expectativas deixa antever duas corridas empolgantes, naquela que é a mistura perfeita entre os jovens lobos à procura de um lugar ao sol no panorama do automobilismo nacional e internacional e os gentlemen drivers que competem ao volante de vários monolugares exclusivos e cheios de classe.

 

No total, são 20 os pilotos que se inscreveram para competir na primeira prova do ano. Se o número de participantes foi além do esperado, só não foi maior porque há várias equipas, principalmente nas categorias Kent e Vauxhall, que não vão marcar presença. Seja por razões pessoais e/ou profissionais, seja porque o Circuito Vasco Sameiro não é do agrado de alguns nomes que correm nesta categoria. Tal motivo justifica a expectativa de, na jornada seguinte, no Estoril, haja ainda mais participantes, com nomes como João Carlos Torres, António Santos Mendonça ou Vítor Rodrigues a mostrarem vontade de competir no Estoril Iberian Festival.

 

Com aspirações às vitórias à geral em Braga surgem as equipas com carros dotados de motores Zetec. É aqui que estão alguns jovens pilotos que encontraram na disciplina o espaço natural para desenvolverem as suas carreiras desportivas e que contribuem para o elevado nível competitivo da modalidade.

 

Na batalha pelo campeonato que se espera muito renhida, há quatro estruturas que se apresentam, à partida, como favoritas. A Speedy Motorsport apresenta-se com a responsabilidade de defender o título conquistado por César Machado. E para isso recrutou Miguel Lobo, que no ano passado foi campeão nacional de velocidade na categoria C3. Por sua vez, a CRM Motorsport, campeã em 2014, está focada em recuperar o troféu e tem em José Pedro Faria, que também vem do CNV, a sua principal arma. A G-Tech já venceu a competição em 2012 e em 2013 e também está na guerra para voltar a ganhar o campeonato. Por fim, a Comval Racing persegue a vitória final há três anos. Este ano aposta em força e reforçou-se com uma forte dupla de pilotos para cumprir esse objectivo.

 

Estão reunidas todas as condições para, já nas duas primeiras corridas do ano, se assistir a discussões emotivas em pista. A isso podemos, ainda, juntar outro aliciante. Entre os 14 Zetec inscritos, as equipas mais “pequenas”, devido à baixa manutenção de um Formula Ford, podem causar surpresas com um chassis bem alinhado e um piloto talentoso. Entre os Gentlemen Drivers com Kents e Fórmula Vauxhall vamos ver com atenção quem irá ganhar esta batalha que delicia o público com os bonitos fórmulas mais antigos mas igualmente bem preparados. Destaque, neste particular, para Fernando Gaspar e João Paulo Matos, ambos já vencedores das respectivas classes nos últimos anos.

 

Braga marca o início de uma temporada com cinco jornadas. Esta é a única realizada a norte e a oportunidade que muitos pilotos da região têm de se mostrar perante o seu público. Mais um aliciante para esta época que tem as condições reunidas para começar em grande.

 

Para o promotor das Single Seater Series, Diogo Ferrão, os dados agora lançados legitimam as elevadas expectativas em torno da competição. “O conceito das Single Seater Series junta o melhor de dois mundos. Por um lado, é uma verdadeira escola que formou grandes nomes do automobilismo nacional e em que jovens lobos encontram condições para evoluírem e crescerem. Por outro lado, os gentlemen drivers podem tirar partido dos carros que têm e desfrutar da competição no seu máximo. Na primeira jornada, em Braga, ficámos extremamente satisfeitos quando percebemos que a grelha iria ter 20 carros. É um bom número que nos deixa entusiasmados para o resto da época. Acredito que será o arranque para um grande ano”, afirmou.

 

Programa Single Seater Series no Braga Festival of Speed

Sábado, dia 28 de Maio

16h10 – 16h30 – Treinos Livres

18h20 – 18h40 – Treinos Cronometrados

Domingo, dia 29 de Maio

13h20 – 13h40 – Corrida 1

16h55 – 17h15 – Corrida 2

 

Inscritos SSS Braga_25_05_001

 

Scroll To Top