Seis vitórias em sete troços, liderança da segunda à última especial e mais de 1m7s de vantagem para o segundo lugar, dizem tudo sobre a excelente vitória de Adruzilo Lopes / Paulo Leones (Mitsubishi Lancer Evo IX) no Rali de Mortágua, terceira prova a contar para o Campeonato Promo de Ralis.
O Campeão Regional Norte nem teve que impor um ritmo muito forte nesta prova, gerindo o seu andamento em função da degradação dos troços, para obter uma vitória num rali muito duro.
Apesar de ter sido o primeiro líder da prova, depois de terem vencido na Super-Especial, Fernando Peres / José Pedro Silva (Mitsubishi Lancer Evo IX) perderam logo essa posição no segundo troço para Adruzilo Lopes e também para Fernando Teotónio / Luís Morgadinho (Mitsubishi Lancer Evo IX), que ao assumirem o segundo lugar nesta fase do rali, não mais o perdeu até final do rali.
Teotónio geriu bem a sua prova, quando percebeu que não podia acompanhar Adruzilo, que lhe permitiu ficar com um bom segundo lugar que lhe garante a liderança destacada do Promo após três provas.
Enquanto teve o seu carro em condições, Peres ainda lutou pelo segundo lugar nesta prova, mas a partir da 4ª especial um problema de motor não lhe permitiu melhor do que tentar segurar o terceiro lugar, que viria a alcançar no final do rali com alguma naturalidade.
Um dos grandes destaques desta prova foi a prestação do jovem Gonçalo Henriques, que com António Santos a seu lado, levaram o pequeno Peugeot 208 R2 ao 4º lugar de geral, vencendo de forma destacada as duas rodas motrizes no Campeonato Promo, depois de andar no meio da luta entre os 4×4.
Numa prova com muitas incidências e problemas mecânicos para muitas equipas, que originou alguas desistências, o 5º lugar ficou para Rui Borges / André Ventura (Mitsubishi Lancer Evo IX) seguidos por Gaspar Pinto / Bernardo Gusmão (Mitsubishi Lancer Evo IX).
VENCEDORES DE TROÇOS
Fernando Peres (1); Adruzilo Lopes (6)
COMANDANTES SUCESSIVOS
Fernando Peres (Pec 1); Adruzilo Lopes (Pec 2 a 7)
CLASSIFICAÇÃO FINAL
PAULO HOMEM (www.ralisonline.net)