Piloto checo fez o tempo mais rápido do dia, venceu a final e lidera agora o campeonato
Diante 600 mil pessoas, Martin Sonka fez o voo perfeito para conquistar a sua segunda vitória em 2017 e subir à liderança do campeonato.
O piloto checo foi o primeiro a sair para a pista na final 4 e cortou a meta com o tempo de 1:07.229, o mais rápido deste domingo. Era a marca a bater para os restantes três adversários.
Seguiu-se Kirby Chambliss, que procurava a sua terceira vitória consecutiva. O americano estava tão bem na pista, sendo o mais rápido nos pontos intermédios até ao pórtico número nove. Foi penalizado por subir em demasia. Ficou o tempo de 1:09.141, terminando na quarta posição. No entanto, sem a penalização, teria sido o vencedor.
Pete McLeod foi o terceiro a voar e o canadiano queria mesmo vencer no Porto. Forçou, forçou, mas não conseguiu bater o tempo de Sonka, ficando a 0.113 segundos do checo.
Matt Hall foi o último em pista e pouco antes de começar a sua prova, soube que Chambliss tinha sido penalizado, pelo que uma passagem limpa e tinha o primeiro pódio da temporada garantido. Por isso, foi um pouco cauteloso, terminando na terceira posição.
Com este resultado, Martin Sonka lidera agora o campeonato com 54 pontos, mais quatro de McLeod e sete que Chambliss, que caiu de primeiro para terceiro, quando ficam a faltar duas corridas.
A Red Bull Air Race viaja agora até Lausitz, na Alemanha (16 e 17 de setembro).