Sábado , Janeiro 23 2021
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / Sucesso Escape Livre com off road no Alentejo
Sucesso Escape Livre com off road no Alentejo

Sucesso Escape Livre com off road no Alentejo

Foram provavelmente os últimos dias de verão tardio no Alentejo, e foram garantidamente aproveitados da melhor forma pelos participantes do XVI Off Road Bridgestone / ACP, organizado pelo Clube Escape Livre. No último fim de semana, cerca de uma centena de participantes em 37 viaturas multimarca partiram à descoberta dos recantos alentejanos, num itinerário traçado por quatro concelhos que ofereceram o melhor de si. O balanço não podia ser mais positivo.

Aproveitar o todo o terreno e descobrir sempre novas regiões é o objetivo que atrai e concilia tantos sócios do Clube Escape Livre e do Automóvel Club de Portugal, há 16 anos consecutivos. O destino inédito do Alentejo voltou a surpreender a caravana, desde logo pela unidade hoteleira selecionada, o Alentejo Marmoris – Hotel & Spa, de cinco estrelas, que exibe com requinte o trabalho final da exploração de mármores na região. O luxuoso hotel apresentou ainda a arte da gastronomia gourmet do Chef Pedro Mendes, uma experiência que complementou toda a gastronomia de qualidade da região.

Na sexta-feira, a visita guiada pelas ruas do centro histórico de Vila Viçosa foi feita com temperaturas amenas, descobrindo-se alguns locais históricos como o Paço Ducal, com a fachada iluminada de 110 metros, em mármore, a igreja matriz e igreja de S. Bartolomeu e as casas brancas da vila.

No sábado de manhã, a primeira etapa fora de estrada ligou a terra natal de Florbela Espanca ao Redondo, mostrando a ruralidade da região, com o gado, as oliveiras, os corta fogos, os trilhos xistosos e empoeirados. A chegada ao Museu do Barro contou com uma receção de excelência, não faltando a presença do vereador do Desporto, José Portel, e a demostração ao vivo das artes do oleiro. A caravana prosseguiu então para as paisagens mais vinícolas, agora em cores outonais. Em Reguengos de Monsaraz visitou a destilaria de um dos gins de renome nacional e internacional, o Sharish. António Cuco e a sua família receberam pessoalmente os aventureiros TT. Os vinhos fizeram depois parte integrante do programa, na visita à Herdade do Esporão. A vila medieval de Monsaraz foi o último dos pontos de paragem do dia e marcou não apenas pela história, castelo e branco casario, como pela vista sobre a barragem do Alqueva, o maior lago artificial da Europa. No local, o vereador do Turismo, Jorge Nunes, deu as boas vindas aos participantes.

De regresso ao hotel, o jantar servido no Salão Rosa foi rematado com a presença das vozes alentejanas numa demonstração de Cante Alentejano, Património Imaterial da Humanidade.

Domingo não fugiu às agradáveis temperaturas e privilegiou a caravana com mais um dia de grandes paisagens. De regresso “às origens” da pedra da região, a caravana passou na pedreira d’El Rei e parou na pedreira d’Água, ambas a surpreender pela profundidade da exploração, sendo que nesta última, Luis Martins, storyteller do Marmoris Hotel, explicou o processo de extração e transformação. Por fim, seguiram-se os maiores desafios fora de estrada: na serra d’Ossa, a cerca de 650 m de altitude, os corta fogos proporcionaram as maiores emoções nas subidas e descidas.

O XVI Off Road Bridgestone / ACP concluiu o seu programa junto ao castelo de Estremoz, na Pousada Rainha Santa Isabel, com o almoço de encerramento com as habituais entregas de lembranças SPAL. Estava concluído mais um grande encontro de aventureiros TT. Em 2020, e por solicitação de sócios e não sócios, Santiago de Compostela volta a ser o destino desta caravana, sempre caraterizada pela descontração e boa disposição.
O XVI Off Road Bridgestone / ACP – Alentejo teve como viatura oficial a Mercedes-Benz e contou com o patrocínio da Bridgestone, Valorpneu, AFN e SPAL. O apoio institucional foi dos municípios de Vila Viçosa, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Guarda, e da Região de Turismo do Alentejo. Contou ainda com o apoio à divulgação da RFM, Localvisão Guarda, Diário de Coimbra, jornal A Guarda, Loba e TMG.

 

Scroll To Top