Quarta-feira , Fevereiro 20 2019
ÚLTIMAS
Home / RALI / Tanak confirma estatuto de líder e potencial candidato
Tanak confirma estatuto de líder e potencial candidato

Tanak confirma estatuto de líder e potencial candidato

 

Os números não mentem. A expressiva vitória de Ott Tänak na Argentina o catapultou definitivamente para a “cadeira” de líder dentro da equipa da Toyota. O piloto na Estónia que em cinco provas já venceu tantas especiais (28) como no total de 2017 (30), ofereceu a equipa da marca nipónica o seu primeiro triunfo da época, depois de ter renunciado a mais um ano de contrato com a M-Sport que não lhe dava garantias para a par de Ogier tentar obter o seu primeiro título internacional.

Em mais uma prova para esquecer de Jari-Matti Latvala – que tal como na Córsega voltou a sair com zeros pontos na sua bagagem, o finlandês está declaradamente na “mó de baixo” com apenas – qual “fado”, 31 pontos conquistados esta época quando no período homologo já contabilizava 76! Depois da chegada de Tanak a equipa de Tommi Mäkinen, o três vezes vice-campeão mundial nunca mais “se encontrou” tendo igualmente e com uma certa regularidade sido batido pelo mais “novato” Esapekka Lappi. Será Portugal o ponto de partida para o tão desejado impulso do piloto finlandês?

Mas Tanak vai um pouco longe, não tivesse ele batido pela segunda vez consecutiva Thierry Neuville nas “contas” do Campeonato. Não fosse os problemas de falta de potencia que afectaram os três Yaris no Rali do México, poderíamos estar a falar de uma hipotética colocação no segundo lugar na tabela de pilotos diante do piloto belga, afinal aquele que nas duas ultimas épocas foi o único capaz de se ombrear na luta pelo título com Sebastien Ogier. A bordo de um dos Hyundai i20 Coupe WRC cada vez mais fiáveis e performances em toda a linha, que se traduz na liderança da equipa de Michel Naddan no Mundial de Construtores (!), Neuville reduziu para 10 pontos a diferença para o multi-campeão francês.

Na Argentina o líder da M-Sport foi incapaz de acompanhar o ritmo imposto não só por Tanak e por Neuville, mas também por Dani Sordo e por Kris Meeke até este furar…. . Foi um resultado melhor que a exibição do líder do Mundial que agora no regresso do Mundial a solo europeu, quererá certamente fortalecer a sua vantagem pontual, onde em Portugal terminou sempre dentro de um lugar no pódio nas ultimas seis edições da prova organizada pelo ACP….

CARLOS DA SILVA

Photo Credits @ Copyrights Marcin Rybak Photography

 

Scroll To Top