- Portugal e o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, recebem a segunda prova do Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC), nos dias 15 e 16 de abril.
- Pilotos da Peugeot Sport têm pela frente um circuito rápido, técnico e muito exigente.
- Os PEUGEOT 9X8 rodaram em março no circuito de Paul Ricard, em preparação para este evento.
O Algarve é o próximo destino do Team Peugeot TotalEnergies, no Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC), tendo o seu circuito internacional como cenário da segunda prova da temporada 2023.
Após uma jornada desafiante nas 1000 Milhas de Sebring, pontuada por vários incidentes mecânicos, o Team Peugeot TotalEnergies realizou uma sessão de testes no circuito de Paul Ricard – Le Castellet, com o objetivo de se reorganizar e introduzir melhorias no PEUGEOT 9X8, em preparação para as próximas corridas que irão ocorrer no continente europeu. O trabalho realizado durante estes testes no circuito francês permitiu aperfeiçoar a fiabilidade do PEUGEOT 9X8 e trabalhar sobre os problemas encontrados durante a ronda da Florida, do mês passado.
O trabalho de equipa com os mecânicos, engenheiros e pilotos também foi importante para a concentração nos objetivos definidos, em face dos fortes adversários e nas provas que se avizinham.
O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) é um dos circuitos de menor perímetro da época, como os seus 4,653 km. É um circuito particularmente técnico e rápido, conhecido pelas suas ondulações e alterações de elevação. As muitas curvas cegas também o tornam muito exigente para os pilotos. A equipa Peugeot TotalEnergies em Portimão terá Paul Di Resta, Mikkel Jensen e Jean-Éric Vergne ao volante do PEUGEOT 9X8 Nº93 e Loïc Duval, Gustavo Menezes e Nico Müller no 9X8 Nº94.
As 6 Horas de Portimão constituirão, sem dúvida, um desafio totalmente novo para o Team Peugeot TotalEnergies, mas toda a equipa está pronta para discutir a prova, em competição direta com os outros seis construtores que compõem a categoria Le Mans Hypercar (LMH).
As 6 Horas de Portimão têm início agendado para as 12h00 de domingo (dia 16). Nota: horas em Portugal Continental.
Declarações
Jean-Marc Finot, Stellantis Senior VP
“Portimão é um circuito espetacular, com muita ondulação em altitude, o que lhe dá carácter e o torna interessante do ponto de vista da condução. É uma pista com muitas retomas de velocidade, sendo, por isso, exigente em termos de tração. Em Sebring pudemos constatar o elevado nível dos nossos adversários, pelo que agora sabemos que temos de trabalhar a performance para estarmos entre os melhores. Quanto às questões de fiabilidade, nesta fase do projeto, elas precisam absolutamente de ser abordadas, razão pela qual vamos ter de fazer novos testes de resistência para avaliar a viatura. No que se refere à equipa, é uma estrutura de combatentes e que está de pé e pronta para enfrentar a concorrência nas próximas corridas. O nosso objetivo para Portimão, como para qualquer outra corrida, é sempre o de fazermos o melhor que pudermos e apontar ao topo. Apesar de sabermos que será difícil, daremos o nosso melhor.”
Jean-Éric Vergne, Piloto PEUGEOT Nº93
“O plantel da categoria Hypercar é muito forte. A Toyota está onde esperávamos que estivesse, são muito fortes, e a Ferrari mostrou algumas belas performances logo na primeira jornada, pelo que penso serem estas as duas equipas que precisamos de ter na mira ao longo da temporada. De facto, uma coisa é ser-se o melhor num determinado circuito, mas os demais concorrentes também o podem ser. Já testámos em Portimão e isso deverá ajudar-nos. Depois das dificuldades encontradas em Sebring, estamos ainda mais motivados para encontrar soluções e melhorar a fiabilidade e o desempenho dos 9X8. Estamos todos a trabalhar em conjunto para garantir que isto aconteça da melhor forma possível. A partir do momento em que, corrida a corrida, caminhemos na direção certa, que nos mantenhamos coesos como equipa, isso é a única coisa que me interessa, e é também por isso que continuamos a trabalhar com grande motivação.”
Nico Müller, Piloto PEUGEOT Nº94
“Este traçado será totalmente diferente do de Sebring. É uma pista que conhecemos, pois já ali conduzimos o 9X8, pelo que vamos estar mais bem preparados para o fim de semana, crendo que as características da pista se irão adequar melhor ao nosso carro. Penso que podemos dar um passo em frente, esperando que o fim de semana seja um pouco mais acessível do que o de Sebring. Sebring foi difícil para todos, esperávamos um arranque mais fácil da época, com um resultado mais promissor, mas a equipa está muito motivada para provar que temos uma boa base e que rapidamente poderemos alcançar um bom resultado. Podemos sentir que toda a equipa está ansiosa por regressar às competições, e queremos dar o nosso melhor nesta segunda jornada”.