Sábado , Junho 6 2020
ÚLTIMAS
Home / BLOG / “Tempo Profundo” marca aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050
“Tempo Profundo” marca aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050

“Tempo Profundo” marca aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050

 

Fernando Carvalho Rodrigues, físico e catedrático natural de Casal de Cinza, concelho da Guarda, e atualmente presidente da Assembleia Municipal da Guarda, é o convidado de honra na palestra que assinala o primeiro aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050, no próximo mês.

A palestra com o tema “Tempo Profundo” inaugura o programa de atividades no dia 1 de julho, precisamente um ano depois do encerramento da cápsula, projeto criado no âmbito dos 40 anos do Escape Livre, o mais antigo programa sobre automobilismo em

Portugal, a passar semanalmente na Rádio Altitude. O programa comemorativo tem início às 10h15, na ‘Sala Tempo e Poesia’ da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, e contempla a palestra, aberta ao público, pelo professor Fernando Carvalho Rodrigues, que também participou na Cápsula do Tempo com o seu testemunho. Seguidamente é apresentada mais uma peça da coleção Cápsula do Tempo, pela Agência para a Promoção da Guarda, encerrando a sessão com a prova de espumante de Figueira de Castelo Rodrigo.

O segundo momento está agendado para as 12h00, na envolvente da Torre de Menagem da Guarda, com a gravação da laje 2014 no ‘Passeio do Tempo’, precisamente junto à cápsula, e a plantação de uma árvore.

Refira-se que as comemorações deste primeiro aniversário tiveram início no mês de abril, com a atribuição, no Dia Mundial do Sorriso, de um prémio solidário de mil euros da Automóveis Citroën a uma IPSS, após um passatempo ao qual concorreram várias instituições e projetos. Recebeu o prémio o Refúgio Ana Luísa, que acolhe crianças em situação de risco.

Sobre a Cápsula do Tempo Guarda 2050

A Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi encerrada no dia 1 de julho de 2013, na Encosta do Tempo, na envolvente da Torre de Menagem da Guarda e serviu para assinalar os 40 anos do Programa Escape Livre e os 65 anos da Rádio Altitude. A Cápsula integra, no seu interior, os testemunhos, as fotografias e o objetos de 40 entidades e personalidades de diversos quadrantes profissionais, além de alguns testemunhos de grupo, sobre o presente e o futuro da Guarda. A Cápsula do Tempo deverá ser desenterrada e aberta no dia 1 de julho de 2050.

São parceiros neste projeto o Clube Escape Livre, a Rádio Altitude, o Instituto Politécnico da Guarda, a Agência para a Promoção da Guarda e a Automóveis Citroën. Em cada ano, a organização pretende assinalar a data de 1 de julho com diferentes iniciativas.

Sobre Fernando Carvalho Rodrigues

Licenciado em Física e doutorado em Engenharia Eletrotécnica, Fernando Carvalho Rodrigues nasceuem 1947, em Casal de Cinza, uma aldeia do distrito da Guarda, tendo residido em Lisboa desde a sua infância. Licenciado em Física, com especialidade em Ótica e Optoelectrónica, doutorado em Engenharia Eletrónica, em Inglaterra, foi diretor do Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (INETI), e liderou nos aspetos burocráticos o consórcio que criou o primeiro satélite português – o Posat I, lançado em setembro de 1993. Em 1997, Carvalho Rodrigues libertou-se dos cargos burocráticos e de direção que lhe estavam confiados, dedicando-se à docência e à investigaçãona Faculdade de Ciências. Como especialista em teoria da informação, ótica e optoelectrónica, tem cerca de duzentos trabalhos e alguns livros publicados em Portugal e no estrangeiro. Cientista emérito, foi galardoado com vários prémios, entre os quais o Prémio Pfizer, o Prémio Gulbenkian de Ciência e Tecnologia e o Prémio Albert J. Myer. É membro de diversas academias científicas internacionais.

Como lema de vida, Fernando Carvalho Rodrigues adotou a divisa da Academia de Ciências de Lisboa: Nisi utile est quod facimus stulta est gloria (“A glória é vã se o que fizermos não for útil”). Informações em www.fernandocarvalhorodrigues.eu/.

 

Scroll To Top