São sete as equipas que estarão presentes no Rali dos Açores, prova inaugural da Toyota Gazoo Racing Iberian Cup. Com um calendário composto por 9 provas (5 em Espanha, 4 em Portugal), a TGR Iberian Cup terá na ilha de São Miguel cinco equipas portuguesas e duas formações espanholas, sendo previsível que ao longo desta primeira edição outras unidades do Toyota GR Yaris RZ Cup preparadas pela Motor&Sport Institute (MSi) (os espanhóis Ivan Medina e Javier Pérez são dois deles) ingressarão no “pelotão” do primeiro troféu monomarca de Ralis disputado em “solo ibérico”, com uma montada de tração integral.
No campo dos favoritos e face ao seu “curriculum” na modalidade, Diogo Gago (30 anos) ex-vencedor da Classe Junior do Troféu Volant Peugeot (2014), campeão nacional português da 2L/2RM em 2016 e mais recentemente vice-campeão do Troféu Clio Espanha parte como o “piloto a abater”. As suas duas vitórias na ERC3 (2017 e 2018) na prova organizada pelo Grupo Desportivo Comercial serão igualmente um peso em ter em conta, ele que relembre-se representará a equipa da Team Caetano Auto, Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal formação que a par da MSi organizam a TGR Iberian Cup.
O nome de Miguel Campos (48 anos) dispensa qualquer tipo de apresentações, com ex-campeão Nacional de Ralis a ser o mais experiente piloto do plantel com mais de 150 ralis disputados na sua carreira, iniciada em 1990. Dotado de uma grande experiencia ao volante de carros de tração integral, Campos participará pela 11.ª vez naquela prova açoriana, pelo que o seu conhecimento e experiencia neste Rali é certamente uma mais-valia no que a luta pela vitória dirá respeito.
Aos 29 anos de idade, o espanhol Dani Berdomas Lorenzo que em 2019 venceu a Peugeot Rally Cup Ibérica irá se estrear ao volante de um “tração integral”, depois de uma época onde disputou apenas quatro provas no Campeonato da Galiza com um Peugeot 208 N5. Mesmo acusando alguma falta de ritmo, Berdomas é sem dúvida um piloto muito rápido. Depois de seis épocas ligadas à marca Renault, (foi inclusivamente piloto oficial da Renault Sport España), o espanhol Fran Cima (35 anos) voltará a competir ao volante de um carro de tração às quatro rodas, sendo a sua estreia em terras açorianas.
Depois de várias épocas a competir praticamente em terras espanholas, Ricardo Costa com 48 anos de idade, está pronto para um novo desafio na sua já (algo) longa carreira desportiva, depois de estrear nos Ralis em 2003 fazendo então parte do Troféu Fiat Punto Vodafone.Com apenas 17 anos de idade, Kevin Reimann Saraiva natural de Coimbra e com dupla nacionalidade, Estoniana e Portuguesa, será o piloto mais jovem do plantel. Navegado por Inês Veiga (filha de Eduardo “Skate” Veiga”, o seu objetivo passa pela evolução na modalidade, depois de várias épocas no Karting e a sua estreia nos Ralis no ano passado, onde disputou várias provas no “Regional” Sul do nosso país.Será a 17.ª participação nos Açores de um dos mais antigos pilotos portugueses ainda a competir com regularidade: Victor Calisto.
Depois de duas épocas ao volante de um clássico Ford Escort RS 2000 MKI, aos 66 anos de idade o objetivo claro de Calisto é se divertir ao lado do seu filho, Márcio, que faz a sua estreia nos Açores.Lista de participantes da TGR Iberian Cup no Azores Rallye: – Diogo Gago/ Nélson Ramos (Team Caetano Auto)- Miguel Campos / Nuno Rodrigues da Silva ? ( Inside Motor)- Fran Cima / Luis García (ACPA)- Daniel Berdomás / Brais Mirón (PTC Escuela)- Ricardo Costa / Rui Vilaça (Macedo & Macedo GTW Racing)- Kevin Saraiva / Inês Veiga – Victor Calisto / Márcio Calisto (Inside Motor)
Vídeo: Toyota GR Yaris Iberian Cup – Pepe Lopez on board at Nasser CampLink: https://www.youtube.com/watch?v=TORZKut-uuk