Domingo , Outubro 24 2021
ÚLTIMAS
Home / RALI / Tiago Neves e Sandro Carvalho terminam Rali das Camélias com projeto “Low-Cost”
Tiago Neves e Sandro Carvalho terminam Rali das Camélias com projeto “Low-Cost”

Tiago Neves e Sandro Carvalho terminam Rali das Camélias com projeto “Low-Cost”

 

 

Em 2019 Tiago Neves adquiriu um Mitsubishi Colt 1.3 GLX ao desbarato na internet. Começou por participar em provas de slalom em Mafra com o modesto automóvel, após uma revisão com material de série e pneus semi-slick comprados usados.

A CarZoom lançou artigos sobre este automóvel que obtiveram milhares de visitas, despertando muita curiosidade nos seus leitores.

Rapidamente chegou à conclusão que este automóvel seria uma boa base para avançar com um projeto “Low-Cost” em condições mais sérias. Olhou para a regulamentação dos Ralis Regionais em conjunto com o seu mecânico e amigo Sandro Carvalho e deu início à preparação do seu automóvel com o indispensável para competir em Ralis Regionais, este foi o começo de uma grande aventura.

Sandro Carvalho, responsável pela preparação deste Mitsubishi Colt, mostrou-se uma ajuda indispensável para a realização deste projeto, foi então convidado a ser co-piloto no Rali das Camélias no Mitsubishi conduzido por Tiago Neves.

O automóvel adquirido por 400,00€ recebeu trocas de óleo e filtros originais, um filtro de ar cónico, amortecedores a gás KYB de série com molas Eibach Pro Kit, troca de pastilhas e discos de travão pelos mesmos componentes novos e de origem, recebeu uma preparação de embraiagem realizada pela PMG e uma panela final Magna-Flow que tinha como objetivo melhorar a “melodia” ao longo do Rali. Um projeto que custou na sua totalidade cerca de 6000,00€ com toda a preparação e aquisição do automóvel.

Verificações técnicas ultrapassadas sem contratempos, a equipa da CarZoom arrancou bem no Rali das Camélias, apesar dos problemas relacionados com a fadiga da travagem que começaram a “assombrar” a dupla logo ao final da rampa da Pena. Tiago Neves e Sandro Carvalho conquistaram o 43º lugar na primeira especial, entre 55 participantes. Na segunda especial, a dupla manteve o 43º lugar à geral e o 2º lugar na classe X1 Grupo 8. Na terceira Especial, um “excesso” do piloto fez com que um pneu descolasse da jante do Mitsubishi, obrigando a dupla a realizar a troca da roda durante o percurso.

Durante a tarde, a equipa continuou a manter um ritmo certo e a conquistar tempo a alguns concorrentes, mas não foi o suficiente para compensar os 10 minutos perdidos na troca da roda.

Ao final do dia, Tiago Neves e Sandro Carvalho terminaram o Rali das Camélias na penúltima posição da classificação geral e em 3º lugar da Classe X1 grupo 8, que contava com apenas 3 participantes.

Para o condutor Tiago Neves: “Este Rali foi o realizar de um sonho, acho que todas as pessoas que gostam de automóveis e têm possibilidade devem ter esta experiência, mesmo que seja com um automóvel modesto. Na ótica da condução, os Ralis requerem muita disciplina, muito rigor, muita concentração e são uma mais-valia para qualquer condutor que queira evoluir. Por outro lado, há a experiência ao nível social que é bastante enriquecedora. Há um grande espírito de entreajuda entre pilotos, navegadores, mecânicos e equipas. Criam-se laços de amizade com pessoas que nunca vimos e é uma festa absolutamente fantástica e sem igual! Uma experiência que quero repetir.”

 

Já para o Co-Piloto Sandro Carvalho: “O Rali das Camélias também é um sonho tornado realidade para mim! Fiquei muito surpreendido com o quanto me diverti dentro de um automóvel pesado e com apenas 75cv, enganei-me em algumas notas, pois também foi a minha primeira vez como navegador. No entanto, em conjunto, conseguimos levar o Mitsubishi Colt a bom porto e terminámos o Rali, que era o nosso principal objetivo.”

De acordo com a dupla, o modesto Mitsubishi Colt teve um comportamento exemplar: “Comprova-se que é um projeto Low-Cost! Entrámos no Rali com pneus que foram comprados usados e já tinham um track day montados neste carro. Se não fosse o furo faziam o Rali todo. Pastilhas de travão textar, discos de travão blueprint, óleo dos travões DOT4 Racing da Motul e só trocámos os pneus da frente na assistência devido ao nosso contratempo na Especial 3, caso contrário, não realizávamos qualquer intervenção na assistência. A temperatura esteve sempre OK, não notámos fadiga de mecânica, apenas fadiga da travagem, uma vez que as jantes quase pegaram fogo na 2ª Especial devido ao aquecimento da travagem. Se fosse hoje, não alterávamos a escolha do carro nem tampouco dos económicos componentes, resultou tudo na perfeição!”

A intenção da dupla é continuar a levar este Mitsubishi Colt a vários Ralis Regionais espalhados pelo país, continuar a evoluir enquanto piloto e navegador de forma económica e a fazerem o melhor com o que têm. Para já, sentem-se felizes e realizados com a prestação no Rali das Camélias. 

&nbsp

Scroll To Top
Posting....