Sexta-feira , Maio 14 2021
ÚLTIMAS
Home / RALI / Tour de Kyushu in Karatsu 2021 – Fukunaga na primeira vitória de um R5
Tour de Kyushu in Karatsu 2021 – Fukunaga na primeira vitória de um R5

Tour de Kyushu in Karatsu 2021 – Fukunaga na primeira vitória de um R5

Depois do diluvio no Shinshiro Rally, o tempo primaveril sentido ao longo do Tour de Kyushu in Karatsu contribuiu para um verdadeiro espetáculo desportivo, onde quatro pilotos passaram pela liderança da prova. Depois do furo que o fez cair para terceiro em Shinshiro, Osamu Fukunaga a bordo do Skoda Fabia R5 da Three Five Motorsport, acabaria por levar de vencida a segunda prova pontuável para o C. japonês de Ralis, onde a diferença entre os quatro primeiros cifrou-se em pouco mais de 12 segundos!
Mas a prova disputada na prefeitura japonesa de Saga, ficará sobretudo lembrada pela primeira vitória absoluta alcançada por um R5 e certamente por um carro de fabrico não japonês no historial daquele campeonato, e logo numa temporada onde a Toyota “chegou” em força à principal classe daquela competição (a JN-1) com os novos Toyota GR Yaris.
Em termos desportivos, o “Kyushu” dividiu-se em duas partes. A primeira delas na primeira etapa, onde Toshihiro Arai 新井敏弘オフィシャルサイト (Subaru Impreza WRX STI), Norihiko Katsuta e Nutahara Fumio em Toyota GR Yaris trocaram entre si a liderança da prova, com Fukunaga à espreita e a pouco mais de um segundo da liderança, com Hiroshi Yanagisawa (Skoda Fabia R5) ligeiramente mais afastado. Depois no “reatar” dos acontecimentos, o piloto do carro dos “três cincos” passa então para à frente da prova, cavando depois um margem na ordem dos 10 segundos sobre os demais adversários, limitando-se depois a gerir o seu andamento para conquistar quatro anos volvidos nova vitória no “All Japan”. Como “prémio” Fukunaga, pretende estar agora à partida do Rally Safari integrado na WRC3, já que nesta temporada não deverá participar no Campeonato chinês de Ralis, país tido com um dos principais mercados do seu principal patrocinador.
Fruto de uma grande segunda etapa, Hiroshi Yanagisawa (2.º) no Skoda Fabia R5 da Cusco Racing acabaria por destronar “em cima da meta” Fumio Nutahara da segunda posição, naquela que foi a prova de estreia do ex-campeão nipónico de Ralis num Toyota Yaris GR. Com o abandono de Arai devido a problemas de motor no seu Subaru, ambos os Toyota Yaris GR “oficiais” da Toyota Gazoo Racing de Norihiko Katsuta e de Tomoyuki Shinkai, acabariam por concluir o rali, respetivamente, na quarta e quinta posição.
Classificação final:
1. Fukunaga Osamu – Saida Misako 54:12.4
Skoda Fabia R5 (1.º JN-1)
2. Yanagisawa Hiroshi – Yasui Takahiro +3.0
Skoda Fabia R5 (2.º JN-1)
3. Nutahara Fumio – Azuma Shungo +3.1
Toyota GR Yaris (3.º JN-1)
4. Katsuta Norihiko – Kimura Yusuke +12.4
Toyota GR Yaris (4.º JN-1)
5. Shinkai Tomoyuki – Ando Yuichi +1:59.7
Toyota GR Yaris (5.º JN-1)
6. Ishii Hironao – Takeshita Noriko +2:18.7
Lexus RC F (1.º JN-2)
7. Uehara Jun – Urushido Ayumi +2:28.6
Honda Civic Type-R FN2 (2.º JN-2)
8. Nakahira Katsuya – Ishida Yuichi +2:33.2
Toyota GT86 CS-R3 (3.º JN-2)
9. Otake Nao – Fujita Megumi +2:37.5
Toyota GT86 (1.º JN-3)
10. Izumi Yosuke – Ishida Kazuki +2:39.4
Mitsubishi Lancer Evo (6.º JN-1)…
14. Nishikawa Shintaro – Motohashi Takashi +3:55.0
Suzuki Swift Sport Mk6 (1.º JN-4)…
18. Ogawa Tsuyoshi – Kajiyama Tsuyoshi +4:21.2
Honda Fit (1.º JN-5)…
CARLOS DA SILVA

&nbsp

Scroll To Top