Com excepção da segunda especial, em que se encontrava parcialmente molhada, a maioria dos quilómetros percorridos hoje, foram em piso seco. Um verdadeiro passeio de domingo para Sébastien Ogier.
Sem qualquer pressão, Sébastien Ogier limitou-se a levar o Polo R ao final, sendo ainda o mais rápido em duas das três especiais disputadas hoje, para obter a sua quarta vitória em Monte Carlo (a terceira no WRC) e os pontos máximos da Power Stage.
Andreas Mikkelsen venceu a segunda especial e ainda obteve mais um ponto extra na Power Stage. A segunda posição alcançada, foi o melhor resultado do norueguês em Monte Carlo.
Thierry Neuville foi rápido na primeira especial, menos bem na segunda e depois teve problemas de transmissão no Hyundai, ficando só com tração a duas rodas na Power Stage. De qualquer forma, o belga conseguiu terminar em terceiro na estreia do novo carro e tal como Mikkelsen, também ele obteve o seu melhor resultado em Monte Carlo.
Sem hipóteses de ir mais longe, Mads Østberg limitou-se a levar o único carro da M-Sport ao final, igualando a quarta posição pelo terceiro ano consecutivo. Na Suécia, o norueguês vai ter outra palavra a dizer.
Stéphane Lefebvre esteve rápido no último dia (empatou com Mikkelsen na Power Stage), levou o único Citroën ao final numa excelente quinta posição e obteve o melhor resultado de sempre num rally do WRC.
Apesar de não ter vencido qualquer troço, Dani Sordo foi o piloto mais rápido do dia e ainda conseguiu mais dois pontos na Power Stage. Os danos na suspensão após o toque na manhã de ontem, não permitiram ao espanhol fazer melhor do que a sexta posição – a mesma que alcançou em 2015.
A sétima posição para Ott Tänak também foi o melhor resultado de sempre para o estónio em Monte Carlo. Na Suécia será certamente mais competitivo, restando saber como será o comportamento dos pneus DMACK com pregos.
Apesar de dois pneus furados, Elfyn Evans dominou o WRC2 na estreia do novo motor montado no Fiesta R5. O galês fez um excelente rally (bem melhor do que o seu substituto), sendo um sério candidato ao título na classe.
Fora das contas do WRC2, Esapekka Lappi recuperou tempo nos últimos dois dias, chegando à nona posição da geral e segundo entre os R5, a 2m10,2s de Evans.
Armin Kremer perdeu uma posição para Lappi, mas manteve os pontos da segunda posição no WRC2, sendo um bom arranque de temporada para o piloto alemão.
Hayden Paddon terminou o seu primeiro Monte Carlo em rally2, mas na despedida do i20 2015, o neozelandês ficou com problemas num diferencial durante a Power Stage e ainda tinha de fazer a ligação final.
Ole Christian Veiby dominou o WRC3 no DS3 R3T Max, com quase 4 minutos de vantagem para Jordan Berfa num 208 R2. Na próxima semana, Veiby vai estrear-se ao volante de um Fabia R5, para preparar o Rally da Suécia.
No Clio European Trophy, Michaël Burri venceu a competição com apenas 13,8s de vantagem para Luca Rossetti e quase 2 minutos para Benoît Vaillant.
Jari-Matti Latvala foi multado em $5.000 por ter atropelado ontem um fotógrafo, numa saída de estrada. O piloto disse aos comissários que não tinha visto ninguém à frente do carro, devido ao muito fumo que saia do compartimento do motor, mas depois das imagens onboard terem sido analisadas, os comissários entenderam o contrário. Para além da multa, Latvala ficou com pena suspensa de ficar impedido de participar num rally do WRC, caso se repita esta situação.
VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (8); Kris Meeke (4); Andreas Mikkelsen (2); Thierry Neuville (2)
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1); Kris Meeke (SS2 a 4); Sébastien Ogier (SS5 a 6); Kris Meeke (SS7); Sébastien Ogier (SS8 a 16)