Domingo , Setembro 26 2021
ÚLTIMAS
Home / RALLYCROSS / Troféu Júnior Kartcross reforça programa do RX Portugal
Troféu Júnior Kartcross reforça programa do RX Portugal

Troféu Júnior Kartcross reforça programa do RX Portugal

Competição destinada aos mais jovens vai disputar-se ao longo de cinco jornadas, passando por todas as pistas do Campeonato.

O Campeonato de Portugal de Ralicross vai voltar a contar com uma categoria feita a pensar nos mais novos e no futuro da competição em si. Trata-se do Troféu Júnior Kartcross, uma competição para jovens dos 13 aos 16 anos de idade.

Particularidade da competição, é que está aberta a todos os que tenham nascido entre 2005 e 2008, podendo alinhar em todas as rondas, independentemente da idade que tenham a quando da realização da prova. Ou seja, um piloto que complete os 13 anos apenas em Junho, ou que atinja os 17 em Maio, por exemplo, pode alinhar em toda a temporada.

“Organizar e promover um Campeonato não pode ser apenas criar um calendário, chegar a acordo com os clubes organizadores e fazer os pilotos correr. É preciso mais, e uma das coisas mais importantes é garantir o futuro da competição,” começa por afirmar Fernando Vaz, da GO.NOW Motorsport.

“É por esse motivo que apostámos no Troféu Júnior Kartcross nestes moldes, com os pilotos a poderem levar a cabo a totalidade da época, e a poderem lutar pelo título de início a fim, sem os constrangimentos de quando fazem anos.”

Com um total de cinco jornadas, o Troféu Júnior Kartcross vai visitar cada uma das cinco pistas que servem de palco ao RX Portugal, com o início já no Eurocircuito de Lousada, de 23 a 25 de Abril. Uma fórmula que proporciona aos jovens pilotos não só o contacto directo com os mais experientes pilotos do Campeonato, mas a que também conhecerem todas as pistas em que virão depois a competir no futuro enquanto séniores.

Em termos de máquina, o Troféu Júnior Kartcross fará uso do mesmo chassis que o usado pelos séniores, com blocos de 600 cc, mas limitados a 9.000 rotações, dotados de pneus mais duros e suspensões de uma via, por oposição a regimes de prestação até 12.000 rotações e suspensões de duas vias.

Diferenças pequenas, mas que em termos de custos representam uma grande poupança no futuro, pois quando chegar a altura de subirem de escalão, os jovens pilotos podem continuar a usar o mesmo carro, tendo apenas de alterar a afinação do carro.

Calendário do Troféu Júnior Kartcross
23 a 25 de Abril – Lousada 1
14 a 16 de Maio – Montalegre 1
3 a 5 de Setembro – Mação
24 a 26 de Setembro – Sever do Vouga 2
15 a 17 de Outubro – Castelo Brando
19 a 21 de Novembro – Taça de Portugal de Ralicross – Castelo Branco

&nbsp

Scroll To Top