Segunda-feira , Dezembro 17 2018
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / Tudo a postos para o Caramulo Motorfestival
Tudo a postos para o Caramulo Motorfestival

Tudo a postos para o Caramulo Motorfestival

É já este fim-de-semana que a emoção e a paixão pelos clássicos regressam à Serra do Caramulo. Na sua décima edição, o Caramulo Motorfestival – Festival Internacional de Automóveis Clássicos e Desportivos (4 a 6 de Setembro, Caramulo), que arranca sexta-feira, apresenta um programa recheado que conta com muitas novidades, actividades para toda a família, e um painel de pilotos convidados nunca visto em dez edições de evento.

 

Esperam-se mais de 30 mil pessoas este fim-de-semana no Caramulo, para participar no evento de referência dos clássicos em Portugal, que reúne, todos os anos nos primeiros dias de Setembro, aficionados e o público em geral para viver e celebrar o espírito dos clássicos.

Este ano, o Caramulo Motorfestival conta com leque de pilotos convidados sem precedentes. Estão confirmadas as presenças de Pedro Lamy, que estará pela primeira vez no Caramulo Motorfestival, de Rui Madeira, que regressa à Serra no ano em que assinala 25 anos de carreira em ralis, e dos super veteranos Ernesto “Nené” Neves e António Peixinho que que fizeram furor nos anos 60 e 70. Igualmente confirmado está Diogo Gago, piloto oficial da Peugeot Sport em 2015, apontado como a grande esperança dos ralis em Portugal. Em representação das duas rodas, estará Nuno Caetano da KS Racing Team, e, ainda, Rodrigo Correia, o jovem piloto que se encontra a disputar o Campeonato Nacional de Karting – Cadete e que percorrerá os palcos do Caramulo em duas ou quatro rodas. A completar este leque de pilotos de luxo, estarão Filipa Peres, Campeã Nacional de Downhill e Tiago Magalhães, Vice- Campeão de SuperBike e actual líder do Campeonato, que regressam também este ano ao Caramulo Motorfestival.

Um dos pontos altos do evento será, como já é a tradição, a Rampa Histórica do Caramulo, prova direcionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, que este ano vai alinhar mais de 80 automóveis, tanto em velocidade como em regularidade. Este plantel vai ainda incluir cerca de 30 automóveis clássicos participantes no 1000 Classic – Portugal em Mil Milhas, que partiu do Cascais Classic Motorshow e termina no Caramulo, depois de percorrer o país. São esperadas 11 nacionalidades diferentes na Rampa Histórica do Caramulo, fazendo desta a mais internacional de todas as rampas de Portugal.

Também regressam nesta edição o Rally Histórico Luso-Caramulo, o Passeio Histórico Viseu- Caramulo, o Passeio Clássico Tondela-Caramulo, o Rally Targa-Caramulo, os passeios ACP Clássicos, Salamanca-Caramulo, a concentração Vespa Caramulo, a Raiada, dedicada às

bicicletas antigas, a Feira de Automobilia do Caramulo, e as Concentrações de automóveis e motociclos clássicos no Caramulo (Clubes).

 

Actividades para toda a família

Para além das iniciativas diretamente ligadas ao universo automóvel, a organização do Caramulo Motorfestival continua a apostar numa programa mais abrangente, dirigido ao público em geral e às famílias em particular, e que inclui atividades lúdicas Outdoor, parques infantis

insufláveis, e bares e zonas chill out com música durante todo o evento.

Entre estas actividades, destaque para a área de desportos radicais, instalada no centro do recinto, e que conta com uma torre de escalada, rappel e slide, uma pista todo-o-terreno com jeeps em demonstração e uma pista downhill.

Este ano marca também a chegada do Glamping à Serra do Caramulo, graças a uma parceria entre o Caramulo Motorfestival e Sleep em All, que traz ao evento uma nova solução de alojamento temporário.

 

Air Show e exposição “Micro Carros, Grandes Histórias” no Museu do Caramulo

Ao longo dos três dias de evento, o público vai poder desfrutar de outro clássico do Motorfestival que atrai todos os olhares: o espetáculo aéreo de aviões clássicos, a cargo do Aero Club Vintage e do Museu Aero Fénix, que conta com modelos históricos como o Beechcraft C45,

pilotados por experientes aviadores. No ano em que se celebram 70 anos sobre o fim da Segunda Guerra Mundial, está de volta a parada “Jeep Attack”, constituída por veículos militares e que fará o desfile pela Rampa do Caramulo no Domingo, dia 6.

Como já é tradição, o Museu do Caramulo inaugura uma nova exposição que coincide com o Caramulo Motorfestival. Os microcarros serão as estrelas da exposição temporária “Micro Carros, Grandes Histórias”, patente no Museu do Caramulo, que estará aberto em horário alargado nos três dias do evento. A exposição é dedicada a alguns dos principais automóveis que caracterizam a revolução motorizada sentida nos períodos do pós-guerra, vivida um pouco por todo o mundo, assim como vários projectos portugueses, incluindo alguns que nunca vieram à luz do dia.

“Micro Carros, Grandes Histórias” serve também de enquadramento à primeira acção de crowdfunding lançada pelo Museu do Caramulo, intitulada “Salvem o Messi” e cujo objectivo é angariar fundos para o restauro de um microcarro Messerschmitt KR200 de 1958, que integra a colecção do Museu. A campanha “Salvem o Messi” tem por objectivo angariar os 5.000 euros necessários para o restauro do Messerschmitt e decorre, offline e online (www.salvemomessi.com), até 21 de Outubro de 2015.

 

Este evento conta com o apoio do Museu do Caramulo, Câmara Municipal de Tondela, rádio M80, RTP, Jornal dos Clássicos e Banco BPI.

 

Scroll To Top