Sexta-feira , Setembro 25 2020
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / VF-17 Impulsiona a Haas F1 Team para a 2ª Época
VF-17 Impulsiona a Haas F1 Team para a 2ª Época

VF-17 Impulsiona a Haas F1 Team para a 2ª Época

 

Novo carro encerra o lema da Haas Automation ‘Maior, Melhor, Mais Rápido, Mais Leve’

 

BARCELONA, Espanha (26 de Fevereiro de 2017) – O contendor da Haas F1 Team para o Campeonato do Mundo FIA de Formula 1 2017, o VF-17, foi hoje apresentado oficialmente através das redes sociais e do website da equipa. Entrará em pista pela primeira vez no primeiro dia de testes da pré-temporada, que se realizará no Circuit de Barcelona – Catalunya.

 

O VF-17 segue o primeiro carro da equipa, o VF-16, que levou a Haas F1 Team até ao oitavo lugar no Campeonato de Construtores de 2016. Foram marcados vinte e nove pontos pelo VF-16, durante a temporada de estreia da Haas F1 Team, o maior número de pontos alcançado por uma nova equipa neste novo milénio.

A incorporação do “VF” no nome do carro é uma referência à história da Haas Automation, o patrocinador-título da equipa. A primeira máquina CNC contruída pela Haas Automation foi a VF-1, em 1988. O “V” significa vertical, que é uma designação standardizada para fresadora vertical. Gene Haas, o fundador da Haas Automation, acrescentou “F1” ao nome para a designar oficiosamente como a companhia “Very First One” (a primeira de todas).

 

Como presidente da Haas F1 Team, a designação “F1” daquela primeira máquina assume um maior significado, quando a Haas F1 Team se prepara a sua segunda temporada na Fórmula 1.

 

“Ser um participante da Fórmula 1 oferece uma nível de credibilidade que não se alcança através da publicidade tradicional”, disse Haas, que em 2016 tornou a sua estrutura na primeira equipa de Fórmula 1 americana desde 1986. “As pessoas, de certa forma, querem que lhes mostrem o que se consegue fazer para depois acreditar. Esse foi o conceito inicial – convencer as pessoas da nossa habilidade de fazer coisas que outros não conseguem fazer, e isso é importante quando se é um construtor de máquinas CNC”.

“Maior, Melhor, Mais Rápido, Mais Leve é o que procuramos na indústria das máquinas CNC e é o que buscamos no desporto automóvel. As pessoas veem o que podemos fazer na Fórmula 1 e acreditam que a Haas Automation pode construir máquinas CNC de classe mundial”.

 

O VF-17 foi construído de acordo com um novo regulamento que alberga um avançado pacote aerodinâmico concebido para criar níveis de apoio aerodinâmico mais elevados. Uma asa dianteira mais larga, derivas laterais mais largas, uma asa traseira mais baixa e larga e um difusor que se expande cinquenta milímetros tanto na altura como na largura fazem parte das alterações, assim como a introdução de pneus da Pirelli mais largos, 60 milímetros à frente e oitenta atrás, o que significa um incremento de vinte e cinco porcento para alargar os pneumáticos dianteiros para os trezentos e cinco milímetros e os traseiros para o quatrocentos e cinco.

“Penso que os pedais são os mesmos, mas tudo o resto é muito diferente do ano passado”, afirmou Guenther Steiner, o chefe de equipa da Haas F1 Team. “Tentamos sempre tornar o carro mais rápido, que normalmente é um carro leve. Agora podemos colocar mais lastro e conseguir uma melhor distribuição de peso. A aerodinâmica é completamente nova, tal como os pneus, portanto, tivemos que ter alguma adaptação na construção”.

 

Esteticamente, o carro tem um aspecto muito mais agressivo. É mais leve e aerodinamicamente mais eficiente. Tudo o que aprendemos com o nosso primeiro carro foi aplicado no nosso novo carro”.

 

As cores do carro original foram utilizadas no VF-17, mas o esquema é diferente. Um cinza escuro ocupa a maior parte da decoração, com motivos vermelhos, pretos, brancos e cinza claros, o aspecto da linha completa de centros de maquinação verticais e horizontais, centro de torneamento, mesas rotativas e indexadores da Haas Automation. Aproximadamente mil e trezentos funcionários constituem a Haas Automation, com a companhia baseada em Oxnard, Califórnia, a exportar máquinas para mais de sessenta países. O VF-17 evidencia perante uma audiência apaixonada e global o compromisso da Haas Automation com a tecnologia e inovação.

 

O VF-17 testa em Barcelona entre os dias 27 de Fevereiro e 2 de Março e, depois, entre os dias 7 e 10 de Março, antes do início da temporada, que será realizada em Melbourne, Grande Prémio da Austrália.

 

Nuno Dinis

 

Scroll To Top