A terceira prova do Campeonato de Portugal de Ralis 2RM acabou por não ter grande história, com Ernesto Cunha / Rui Raimundo, em Peugeot 208 Rally4, a obterem no Rali de Mortágua a sua segunda vitória da temporada, que se começou a desenhar logo na fase inicial da prova.
Ao partir uma transmissão no seu Peugeot 208 Rally4, logo na super-especial de abertura do Rali de Mortágua, Ricardo Sousa / Luís Marques, candidatos a lutar pela vitória, penalizaram três minutos, deixando Ernesto Cunha, o outro candidato, mais à vontade na busca pelo primeiro lugar.
Porém, o primeiro líder do rali foi José Loureiro, com Valter Cardoso a seu lado, depois de vencerem a super-especial, mas logo na primeira especial do segundo dia, com a entrada nos troços de terra, rapidamente Ernesto Cunha passou para a liderança, cimentando a partir daí o primeiro lugar de uma forma segura com 2m33s de vantagem para o segundo classificado, passando a estar isolado nas contas do CPR 2RM.
José Loureiro fez mesmo assim uma grande prova, tendo em conta a sua menor experiência e menor conhecimento dos troços de Mortágua, obtendo um excelente segundo lugar, aproveitando bem as potencialidades do seu Peugeot 208 Rally4.
Com uma prova de trás para a frente, Ricardo Sousa conseguiu chegar ao pódio, no derradeiro troço, limitando dessa forma o azar que teve na super-especial, tendo ainda o prémio de ter sido o piloto que mais troços venceu à geral nesta prova (4).
No quarto lugar terminou Nuno Coelho / Rafael Paiva, num bom registo do piloto do Renault Clio Rally4, que ainda acusa alguma falta de ritmo, ficando na frente de Pedro Silva / Roberto Santos, que levaram o menos competitivo, mas fiável, Peugeot 208 R2, ao 5º lugar na frente de Rafael Cardeira / Marco Macedo (Renault Clio R3T), que terminaram esta prova depois de estar em dúvida a sua participação após uma saída de estrada no shakedown, e Miguel Abrantes / Inês Veiga, que venceram os RC5, na estreia ao volante do Clio Rally5.
PAULO HOMEM (www.ralisonline.net)