A primeira corrida do International GT Open em SPA, foi também a primeira vitória do ano para visita o para Miguel Ramos e Roldán Rodriguéz ao volante do BMW M6 GT3 #1 da Teo Martín Motorsport.
22 de maio de 2016.
Nada como uma boa participação em SPA para afastar os fantasmas do Estoril, onde a dupla do BMW #1 não foi feliz. Se assim pensavam, a Race 1 correu de feição pois com uma estratégia de boxe perfeita a dupla luso-espanhola não deu hipóteses à concorrência conforme comentou Miguel Ramos, “aproveitamos a presença do safety car em pista para redefinirmos a nossa estratégia e correu na perfeição. Assim que apanhamos bandeira verde, procedemos à troca e o Roldan fez um excelente turno, aguentando muito bem a forte pressão que estar na frente da corrida sempre nos coloca. A equipa fez um excelente trabalho neste interregno entre o Estoril e SPA e o carro manteve-se muito estável durante toda a corrida”.
Na Race 2 deste domingo e com a chuva, tudo foi mais complicado para o BMW. Com efeito e com a partida sendo dada com a presença do safety car em pista, assim se desenrolou a primeira metade da corrida sempre em ritmo muito lento. O BMW #1 com Rodriguez ao volante estava em segundo e assim se manteve até ser dada a bandeira verde que coincidiu com a abertura da janela para troca de pilotos, sendo o piloto Espanhol um dos primeiros a entrar. Já com Ramos ao volante e com a pista sempre muito molhada, foram visíveis a grande dificuldade de tração por que passou o piloto Português. “Com a pista molhada voltaram os problemas de tração sentidos na pré-época e no Estoril, só que com este dilúvio as coisas tornam-se ainda piores. Não sei se foi com a pancada que levei do Lambo do Crestani, na saída da chicane da paragem de autocarro, que o nosso carro piorou ou não. O certo é que procurei grip em toda a largura da pista e não conseguia colocar a potencia no chão, ou então quando ela entrava era de tal forma brusca, que o controle e de tração atuava tarde e podíamos acabar no muro. A determinada altura e percebendo a dificuldade com que estávamos, entendi que o objetivo passava a ser trazer o carro até ao fim sem danos, pois já bastava à equipa ter perdido um carro ontem”.
Race 1
1 Miguel Ramos PT / Roldan Rodriguez ESP BMW M6 GT3
2 Nicky Pastorelli NLD /Joshua Webster GBR Renault RS01 GT3
3 Alexander West GBR / Côme Ledogar FRA McLaren 650 S GT3
Race 2
1 – Nicky Pastorelli NLD /Joshua Webster GBR Renault RS01 GT3
2 – Duncan Tappy GBR / Michael Benham GBR McLaren 650 S GT3
3 – Marco Cioci ITA / Alex Moiseev RUS Ferrari 458 Italia GT3
8 – Miguel Ramos PT / Roldan Rodriguez ESP BMW M6 GT3
Classificação do Campeonato após SPA
1 – Phil Keen / Shaun Balfe 52 pts
2 – Michael Benham / Duncan Tappy 44 pts
3 – Nicky Pastorelli / Joshua Webster 40 pts
4 – Fabrizio Crestani / Thomas Biagi 38 pts
5 – Miguel Ramos / Roldan Rodriguez 27 pts
A próxima prova do GT Open terá lugar a 4 e 5 de Junho em Paul Ricard (França)