O Campeonato do Mundo de Resistência da FIA vai visitar o lendário Autodromo Nazionale di Monza no final desta semana para as 6 Horas de Monza, numa altura em que a luta pelos títulos de 2023 aquece nas três classes
Trinta e seis carros vão enfrentar os 5,793 quilómetros do Autodromo Nazionale di Monza ou “o templo da velocidade”, que é famoso pelas suas longas rectas de alta velocidade, onde os Hipercarros atingem velocidades na ordem dos 318 km/h e onde quase 60% da volta é percorrida com o acelerador totalmente aberto.
Com a Ferrari AF Corse a vencer a quarta ronda do FIA WEC, as 24 Horas de Le Mans, a batalha dos Hipercarros intensificou-se, com o “Cavalo Empinado” a aproximar-se do líder da classe, a Toyota, que tem agora apenas 18 pontos de vantagem na classificação.
Marcando a primeira vez que o Ferrari 499P Hypercar vai correr em Monza e juntamente com a vitória enfática do Ferrari nas recentes 24 Horas de Le Mans, os “Tifosi” vão estar em força no final desta semana! Para além disso, 12 dos 108 pilotos que competem em Monza serão italianos e há um total de seis Ferraris na lista de inscritos (dois Ferrari 499P Hypercars e quatro Ferrari 488 GTE Evos).
A PROTON COMPETITION JUNTA-SE AOS HIPERCARROS
O alinhamento de Hipercarros para Monza, com um total de 13 entradas, será igual ao número visto em Spa-Francorchamps. A entrada adicional da Cadillac de Spa será, no entanto, substituída por um novíssimo Porsche 963 da Proton Competition, a segunda entrada da classe Hypercar do WEC a nível privado.
O Porsche 963 da Proton Competition, com o seu número 99, vai aumentar o número total de Porsche 963 para quatro, juntando-se aos dois Porsche Penske Motorsport de fábrica (#5 e #6), bem como ao Hertz Team JOTA. Ao volante do novo Porsche da Proton estará Gianmaria Bruni, nascido em Roma e duas vezes Campeão do Mundo LMGTE Pro. Bruni terá a companhia do Campeão do Mundo do FIA WEC de 2016, Neel Jani, e do duplo vencedor da classe Le Mans, Harry Tincknell. A equipa vai viajar para Monza sem testar o carro, com o objetivo de utilizar a corrida como uma oportunidade para se familiarizar com a nova maquinaria.
Haverá mais três pilotos italianos na categoria Hypercar para os fãs da casa – e todos estarão a correr pela Ferrari AF Corse. Antonio Fuoco, que já garantiu poles em duas ocasiões esta época, vai competir no Ferrari 499P Hypercar #50. Os compatriotas Alessandro Pier Guidi e Antonio Giovinazzi vão conduzir o carro irmão #51, o mesmo que alcançou a sua memorável vitória em Le Mans ao lado do britânico James Calado no mês passado.
A Toyota Gazoo Racing e o seu par de Toyota GR010 Hybrids já venceram três das quatro corridas do WEC nesta temporada, mas depois de uma derrota por pouco em Le Mans, a equipa japonesa estará ansiosa por colocar a sua luta pelo título de 2023 de volta no caminho certo com outra vitória. Entre os pilotos, é a equipa do Toyota GR010 Hybrid n.º 8 (Sébastien Buemi, Brendon Hartley, Ryō Hirakawa) que tem uma ligeira vantagem de 15 pontos sobre o Ferrari n.º 51.
Atrás da Toyota e da Ferrari, a Cadillac confirmou a sua posição como a terceira força no campo dos hipercarros. Um dos principais trunfos do V-Series.R, a sua fiabilidade levou a marca a conquistar dois pódios no WEC já esta época. Na classificação dos pilotos Hypercar, é o carro #2 conduzido por Alex Lynn, Earl Bamber e Richard Westbrook que está atualmente em terceiro lugar – a 12 pontos da Ferrari.
Depois de uma forte exibição em Le Mans no mês passado, que viu o fabricante francês liderar a corrida a certa altura, a Peugeot TotalEnergies estará em Itália com dois dos seus Peugeot 9X8 Hypercars. A equipa está em quinto lugar na classificação, a 19 pontos da Porsche, que ocupa o quarto lugar.
A Glickenhaus Racing, de bandeira americana, vai tentar repetir o seu forte desempenho em Monza no ano passado com o Hypercar #708 Glickenhaus 007 conduzido por Romain Dumas, Olivier Pla e Nathanael Berthon. A completar a lista de inscritos no Hypercar está a Floyd Vanwall Racing, onde Tristan Vautier substituiu Tom Dillmann no Vanwall Vandervell 680.
A BATALHA NA LMP2 ESTÁ AO RUBRO, MAS SERÁ QUE A CORVETTE VAI SER DERROTADA NA LMGTE AM?
Em LMP2, apenas quatro pontos separam os dois líderes em LMP2 que vão para Monza, com a Team WRT a liderar a Inter Europol Competition em segundo lugar. A United Autosports ocupa o terceiro lugar, 20 pontos atrás da equipa líder da classe.
A Prema Racing, de bandeira italiana, e o seu piloto residente Andrea Caldarelli, que foi convocado para substituir Mirko Bortolotti para esta corrida, vão contar com um forte apoio caseiro. Outras mudanças na LMP2 incluem Giedo Van der Garde e Ben Hanley a substituírem os pilotos regulares da United Autosport, Felipe Albuquerque e Tom Blomqvist, que estão a trabalhar na IMSA.
Entretanto, a Corvette Racing tem uma liderança dominante na LMGTE Am, com a equipa a acumular 133 pontos até agora (graças a três vitórias e um segundo lugar). No entanto, a luta pelo segundo e terceiro lugares está muito mais renhida, com apenas três pontos a separar a ORT by TF, segunda classificada, da equipa feminina Iron Dames, que ocupa a terceira posição.
As mudanças mais notáveis nos LMGTE Am incluem Efrin Castro e Guilherme Moura de Oliveira ao serviço da Project 1 – AO e Julien Piguet no carro #21 da AF Corse. Entretanto, no carro #57 da Kessel Racing, Daniel Serra será substituído pelo japonês Kei Cozzolino. Por fim, a Northwest AMR vai ficar de fora desta corrida, mas anunciou a sua intenção de regressar para as 6 Horas de Fuji do WEC, no início de setembro. Há sete pilotos italianos a competir em GTE Am (Francesco Castellacci; Davide Rigon; Matteo Cairoli; Claudio Schiavoni; Matteo Cressoni; Alessio Rovera e Riccardo Pera).
A ação em pista está marcada para sexta-feira, 7 de julho, com a qualificação a ter lugar no sábado à tarde. A bandeira para a corrida de 6 horas será agitada às 12h30 de domingo pelo Grande Marechal oficial do evento, o tricampeão das 24 Horas de Le Mans, Rinaldo “Dindo” Capello.
Calendário das 6 Horas de Monza
Sexta-feira, 7 de julho
11:30 – 13:00: FP1
16:40 – 18:10: FP2
Sábado, 8 de julho
10:45 – 11:45: FP3
14:40: Qualificação
Domingo 9 de julho
12:30 Início da corrida