A FIA, através do seu Presidente Ben Sulayem e de Anthony Reid (Vice-presidente), nomeou o britânico Andrew Wheatley como o novo Diretor de Ralis, substituindo Yves Matton, que renunciou ao cargo no final do ano passado, no momento em que Sulayem assumia a presidência da Federação.
Wheatley será responsável por todas as atividades do Departamento de Ralis da FIA no escritório da FIA em Genebra e se reportará ao Secretário Geral de Desportos da FIA, Peter Bayer.
Antes deste novo cargo, Wheatley trabalhou nos Campeonatos belga e polaco de Ralis antes de assumir um papel de desenvolvimento de negócios na equipa britânica da M-Sport em 2005, depois de ingressar na empresa em 1999. Esteve envolvido nos programas S2000, R2 e R5 da M-Sport, juntamente com seus projetos de turismo com a Bentley nas provas de GT3 e no extinto Jaguar I-Pace Trophy.
Sempre que a sua agenda o permite, Wheatley participa num ou outro rali na Grã- Bretanha, sendo conhecido por já ter utilizado um Ford Fiesta ST com uma decoração alusiva ao jogo para o iPhone “Taxi Quack”, então navegado pelo atual Diretor da M-Sport Richard Millener.
Andrew Wheatley: “Iniciamos uma grande mudança tecnológica no rali nos últimos 12 meses, incluindo a introdução de motores híbridos e combustíveis de baixa emissão no campeonato mundial. A nossa tarefa imediata é consolidar o WRC e depois prestar o mesmo grau de atenção para fortalecer a base da pirâmide do rali para preservar o futuro da especialidade. O futuro da tecnologia automóvel está a evoluir muito rapidamente. Temos de assegurar que acompanhamos esta evolução para que todas as partes integrantes deste desporto continuem a interessar-nos. Deve-se cuidar da formação das estrelas de amanhã e envolver os clubes através de uma orientação regional”.
CARLOS DA SILVA
Photo Credits: Facebook Andrew Wheatley