Tudo levava a quer que a Arábia Saudita estaria no calendário do Mundial de Ralis em 2023 como prova final da temporada mas, para surpresa de muitos, tal não irá suceder. Apesar de uma forte delegação da FIA ter estado presente naquele país do Médio Oriente, antes da sua ingressão no Mundial de Ralis os seus organizadores (a SMC) deverão no próximo ano colocar no terreno uma prova candidata…
Criada em 2013, a Saudi Motorsport Company (SMC) teve como foco principal o desenvolvimento do sector de automobilismo naquele país, tendo contribuído para que a Formula 1, Formula E, Dakar, Extreme E, World Touring Car Cup e o Campeonato do Mundo FIA Cross-Country ali já fosse uma realidade. Fruto desse trabalho, a SMC recebeu em 2022 o primeiro prémio no Motorsport Promoter of the Year pelo conceituado Autosport Awards.
O Médio Oriente não acolhe uma prova do Mundial de Ralis desde 2011 (Jordânia) e com a recente “deseuropeização” que o WRC Promoter levou a cabo – introduzindo os Ralis do Safari no Quénia (Africa), Japão (Asia) e Nova Zelândia (Pacífico) no calendário, era óbvio que faltava “parte do mapa mundi” por preencher.
Outrora pontuável para o Campeonato FIA de Ralis do Médio Oriente, o Sharqia Rally – o Rally de maior renome naquele país, raramente se rivalizou com outras provas da península arábica, tudo levando a crer que o futuro Rally da Arábia Saudita terá por base uma destas três localizações: Half Moon Bay, perto da cidade de Damã; Alula no norte-oeste daquele país ou Jeddah nas margens do mar vermelho.
Martin Whitaker, o CEO da Saudi Arabian Motorsport Company: “Não há absolutamente nenhuma dúvida sobre o desejo de sediar uma prova do WRC na Arábia Saudita . Há um rico património de ralis nesta parte do mundo, bem como uma enorme relevância contemporânea com eventos como o Dakar, o Extreme E e o Campeonato do Mundo FIA Cross-Country. Ao mesmo tempo, estamos muito atentos ao procedimento estabelecido pela FIA para a introdução de novas provas no campeonato e é claro que iremos segui-lo. Esperemos que, com as devidas aprovações, a conclusão desse processo seja um Rally do WRC no Reino da Arábia”.
“A Arábia Saudita é um país com cerca de 37 milhões de pessoas, e sabemos pelas pessoas que encontramos diariamente o quanto elas querem uma etapa do Mundial. Nós queremos mostrar ao mundo este incrível país. Tivemos a sorte de receber oficiais da FIA e do promotor do WRC nos últimos meses e acho justo dizer que eles ficaram encantados com o que viram aqui. O WRC é uma competição mundial e a oportunidade de sediar a prova do Oriente Médio é algo de que a Arábia Saudita ficaria extremamente orgulhosa. Em relação às etapas, teremos três dias diferentes, todos os quais proporcionarão uma competição única e desafiadora. E em termos de infraestruturas, digamos que temos algumas ideias realmente empolgantes em mente.”