Segunda-feira , Março 18 2019
ÚLTIMAS
Home / RALI / WRC: Comissão de Ralis FIA mantém atual formato por Carlos da Silva)
WRC: Comissão de Ralis FIA mantém atual formato por Carlos da Silva)

WRC: Comissão de Ralis FIA mantém atual formato por Carlos da Silva)

 

Tal como havia sido anunciado, a Comissão de Ralis WRC esteve hoje reunida para abordar vários temas sobre o futuro da modalidade, com o seu Promotor a ter agora que aguardar pela sua aprovação em Dezembro próximo, aquando do
próximo Conselho Mundial do Desporto Motorizado a ter lugar em Doha no Qatar.
Algumas das medidas ainda estão a ser estudas, mas um dos objectivos passa por dar alguma liberdade às organizações das provas que fazem parte do calendário, nomeadamente no que diz respeito ao traçado do mesmo: especiais mais longas (endurance) e com menos “Remote Parks” (Assistências Remotas).

Formato:
– as provas do mundial manterão o seu início na sexta-feira e final no domingo, com um mínimo de 300 Km cronometrados e com uma partida promocional na quinta-feira.

Ordem de partida:
– Caberá ao líder do Campeonato ser o primeiro a ir para a estrada nos dois primeiros dias de prova (habitualmente os mais longos), sendo que no derradeiro dia de prova assistira-se-a à inversão da ordem conforme a da classificação dos pilotos prioritários.

Homologações nacionais:
– Passará a ser possível a participação de veículos detentores apenas de homologação “nacionais” em provas do mundial (não europeias) sem que no entanto estes possam “roubar” quaisquer pontos aos veículos detentores de homologação Federativa Internacional. Esta medida visa essencialmente aumentar o numero de inscritos, nomeadamente no Rally México; Rally Australia e sobretudo com os Máxi-Rally no Rally Argentino Oficial.

Calendário:
– Apenas uma alteração avançado com o Rally Argentina a ser adiado por uma semana(de 24 a 26 de abril).

“Shoot-out”:
– a tão polémica questão parece estar, pelo menos, adiada por mais uma temporada, pois não ganhou maioridade e consenso entre os membros do Conselho. Neste cômputo Oliver Ciesla (Promotor) e Jost Capito (Volkswagen Motorsport) parece terem sido derrotados por…Jean Todt!

 

Scroll To Top