Sexta-feira , Abril 23 2021
ÚLTIMAS
Home / RALI / WRC e ARC News: Equator Rally prova de teste para o Safari

WRC e ARC News: Equator Rally prova de teste para o Safari

Prova simultaneamente elegível para o Campeonato FIA de Ralis de África e para o seu congénere queniano, o Equator Rally Kenya servirá de teste para o regresso do Safari Rally Kenya ao Mundial de Ralis. Aquele rali que será disputado dentro de um mês (24 e 25 de abril) nas imediações da cidade Naivasha, situada a menos de 100 kms da capital Nairobi, terá a particularidade de utilizar seis das especiais que estarão no programa do Safari, a saber: Elementaita (15.00 km), Soysambu (20.33), Sleeping Warrior (31.00), Loldia (11.33), Malewa (9.71) e Kedong (32.68).
Desta forma, o “Equador” também permitirá que muitos dos oficiais afetos à prova do Mundial se preparem convenientemente para o regresso do WRC ao continente africano, que recentemente receberam orientações de Iain Campbell (FIA) e do português João Passos (Promotor do WRC) para prestar assistência técnica aos seus organizadores.
Mwaura Njuguna, Presidente do Kenya Motor Sports Federation: “Temos o prazer de anunciar que o Equator Rally proporcionará um teste de simulação para o Safari Rally Kenya, que regressa ao mundial de ralis após um hiato de 19 anos. O Equator Rally, era anteriormente uma prova oficial do ARC, antes de ser substituído pelo KCB Safari Equator Rally Kenya em 2003. Com a elevação do Safari, o Equador recupera o seu status original, após ter sido extinto há 19 anos. Além do ARC, também contará para o Campeonato Nacional de Ralis do Quénia (KNRC).
Gurvir Bhabra, Diretor de Prova do Safari Rally Quénia: “Tivemos um verdadeiro rally de teste com o nosso evento candidato em 2019. Mas infelizmente, o nosso regresso previsto em 2020 foi adiado devido à pandemia de coronavírus. O Equator Rally servirá portanto, como um ensaio geral para os nossos projetos no WRC. ”
Anulado na temporada passada e após o adiamento do Rwanda Mountain Gorilla Rally, o Campeonato africano de Ralis estará assim finalmente de regresso com a disputa do Equator Rally Kenya. Quanto às principais equipas presentes, o sul-africano Guy Botterill enquanto aguarda pelo futuro Toyota Starlet R4N que está a ser construído pela Toyota Gazoo Racing South Africa, estará ao volante do seu habitual Toyota Etios R4. Quanto às forças locais, destaque para à forte formação da Kabras Sugar Racing, encabeçada pelo Mitsubishi Lancer Evo X R4 do campeão em título Baldev Chager e pelos irmãos Tejveer Rai e Onkar Rai, com dois VW Polo GTI R5.
Joey Ghose igualmente num VW Polo GTI R5 da equipa da Omã Minti Motorsport deverá igualmente fazer um conjunto de provas. Por outro lado, especula-se que o igualmente queniano Manvir Singh Baryan, tricampeão africano de ralis FIA (2017,2018 e 2019) poderá estar de regresso a bordo de um Citroen C3 R5, após o terrível acidente sofrido em 2019 numa prova local (Meru Rally), que o levou a ficar hospitalizado por um longo período.
CARLOS DA SILVA
Photo Credits @ Copyrights Motor Sport World-Ke

&nbsp

Scroll To Top