Sexta-feira , Abril 23 2021
ÚLTIMAS
Home / RALI / WRC News: Hyundai, Toyota e M-Sport mantem-se até 2024

WRC News: Hyundai, Toyota e M-Sport mantem-se até 2024

A FIA confirmou o compromisso da Hyundai, Toyota e M-Sport com a transição do WRC para a era híbrida em 2022, com um regulamento que irá vigorar até (pelos menos) 2025.
Após várias semanas de dúvidas sobre a presença da Hyundai após o final desta temporada, a FIA finalmente formalizou o compromisso dos três atuais Construtores oficias presentes na disciplina no Campeonato do Mundo, para as próximas três temporadas (até 2024). Esta notícia soa como uma verdadeira lufada de ar fresco para a disciplina, após as dificuldades vividas durante vários meses.
Por outro lado, 2022 irá coincidir com a estreia de três novos WRC, substituindo os atuais modelos que apesar não terem ainda denominação oficial por parte das respetivas marcas, certamente não irão fugir das seguintes designações: Toyota GR Yaris Rally1, Hyundai i20 N Rally1 e Ford Fiesta Rally1, este ultimo já com o Facelift que o Fiesta introduzirá em breve no mercado, já que pelas fotos divulgadas pela equipa britânica são contrárias aos rumores que davam como hipotética a utilização do modelo Puma no Mundial de Ralis.
Jean Todt, presidente da FIA: “O Campeonato do Mundo de Ralis está prestes a atingir um marco em sua história com a chegada de carros de uma nova geração a partir de 2022 . Esta mudança para a tecnologia híbrida plug-in não apenas reflete as tendências atuais na indústria automóvel, mas também ajuda a tornar o deporto automóvel ambientalmente mais sustentável. Isso foi possível graças ao esforço conjunto dos construtores e da FIA. O fato das três marcas envolvidas atualmente terem renovado o seu compromisso por um período de mais três anos é a prova de que o rally mundial está rumando na direção certa. ”
Jona Siebel, Diretor Geral do Promotor do WRC: “Esta nova colaboração de três anos inclui uma contribuição partilhada para os custos de desenvolvimento de tecnologia para esta nova era, que colocará uma forte ênfase na segurança, gestão de custos e sustentabilidade. Paralelamente ao desenvolvimento da tecnologia híbrida, a FIA está introduzindo um modelo de parceria inovador, baseado num ciclo de três anos, ao contrário do atual compromisso anual, que oferece assim melhores oportunidades de estabilidade e planeamento, bem como um novo ativo comercializável. Graças a este novo acordo, a entrada do WRC mudará em 2022 para um sistema numerus clausus de quatro slots, um para cada um dos atuais três fabricantes e a FIA com um outro”, ou seja reservado para uma mais que provável entrada de um novo Construtor, quiçá em 2024….
CARLOS DA SILVA

&nbsp

Scroll To Top