Segunda-feira , Maio 27 2019
ÚLTIMAS
Home / RALI / WRC news: Loeb em 6 provas, Sordo em 8
WRC news: Loeb em 6 provas, Sordo em 8

WRC news: Loeb em 6 provas, Sordo em 8

 

Dos rumores à confirmação! Volvidos 21 anos, aquilo que vai para pouco mais de meia dúzia de dias parecia improvável, Sebastien Loeb irá “desfazer” uma longa e extremamente bem sucedida relação com o Grupo PSA (Peugeot Citroen) e irá envergar durante duas épocas (seis vezes este ano) o uniforme da Hyundai Motorsport, onde irá começar a representar as cores da marca sul-coreana já no próximo Rallye de Monte-Carlo e três semanas depois no Rallye da Suécia (já se fala que também na Córsega e no Chile estará presente).

Logo após a sua vitória no RallyRACC Catalunha, o futuro imediato do piloto da Alsácia parecia vinculado às divisas da marca Citroen (no WRC) e da Peugeot (WRX) para 2019, antes que inesperadamente um conjunto de circunstâncias fizessem mudar definitivamente o rumo da sua carreira. O regresso da RedBull (via Ogier) como principal patrocinador da Citroën, precipitou a saída do apoio do Turismo de Abu Dhabi e este “divorcio” terminou com as esperanças de ver um terceiro C3 WRC na próxima época (budget limitado ou premissas contratuais de Ogier ?), forçando Loeb a ficar de fora dos planos da equipa francesa…. Já antes a Peugeot em comunicado, havia colocado um ponto final no seu envolvimento no Campeonato do Mundo de Rallycross e por arrastamento deixaria Loeb no “desemprego”. “Trabalho” previsto: apenas no Dakar e numa equipa semi-oficial… E num ápice tudo mudou !

Três carros para cinco pilotos, ou a espaços existirá um quarto Hyundai a competir?

Com Thierry Neuville indiscutivelmente como piloto n.º 1 da equipa e com Andreas MikkelsenDani Sordo e Hayden Paddon então ainda sem programa definitivo, mesclado com a inesperada disponibilidade de Loeb, levou a que Michel Nandan (o Director da equipa da Hyundai) contacta-se o piloto francês para um possível acordo – agora confirmado e assinado, e como tal obrigado a fazer uma “reprogramação” do seu line-up. Se Neuville fará integralmente todo as 14 provas do Campeonato, Loeb 6 e Sordo 8 (começa no Rally do México) certamente que Mikkelsen ao longo da temporada (e conforme os resultados alcançados) poderá ser o terceiro da “contagem” – podendo ou não ficar apeado uma ou outra prova, caso Paddon – mesmo com um mini-programa de 4 a 6 provas, continue ligado a equipa, conforme referiu Nandan: “Nós ainda estamos conversando com Hayden para ver como podemos trabalhar juntos em 2019”. Em suma: o neozelandês é de facto o quinto da linha e aceitará ele ficar praticamente com uma mão cheia de “nada” ?

O que eles (protagonistas disseram):

Sébastien Loeb: “Tenho o prazer de anunciar que Daniel e eu estaremos competindo em seis provas do WRC pela Hyundai Motorsport em 2019. Ganhar o Rally da Espanha reacendeu o meu desejo de continuar correndo na frente do WRC. Juntar-me a Hyundai nos dará um novo desafio que eu não mal posso esperar para atacar. Fiquei impressionado com a abordagem e determinação da equipe para ter sucesso. ”

Dani Sordo: “A Hyundai Motorsport se tornou uma equipa especial para mim. Construímos lindas lembranças ao longo das épocas e, junto com Carlos, senti que 2018 foi uma das minhas temporadas mais competitivas. Sabemos que quando as coisas estão a nosso favor, podemos realmente ser fortes oponentes. Nós agora temos uma empolgante equipa com o Sebastien. Ele trará uma experiência incrível que será um enorme benefício para toda a equipa à medida que progredirmos. ”

Michel Nandan: “O anúncio de Sébastien é extremamente importante para a nossa equipa e estamos muito felizes por ele ter assinado um contrato de dois anos. Fechar um acordo com alguém de seu imenso talento e calibre mostra que somos uma proposta atraente e competitiva no WRC”.

Jean-Marc Finot, Diretor do PSA Motorsport: “Após 20 anos de vitórias e títulos lendários, Sébastien Loeb continuará a sua carreira de piloto com outra equipa em 2019. Agradecemos calorosamente a Sébastien e seu co-piloto Daniel Elena por todos os sucessos alcançados e histórico no automobilismo, torna indestrutível a nossa amizade e respeito mútuo.”

 

CARLOS DA SILVA

 

Scroll To Top