Quarta-feira , Junho 23 2021
ÚLTIMAS
Home / RALI / WRC News: Loriaux: “Eu não poderia recusar liderar o meu próprio projeto”
WRC News: Loriaux: “Eu não poderia recusar liderar o meu próprio projeto”

WRC News: Loriaux: “Eu não poderia recusar liderar o meu próprio projeto”

 
Recrutado pela Hyundai Motorsport nos últimos dias, o reputado engenheiro belga do automobilismo Christian Loriaux explicou os porquês desta sua decisão, confirmando ainda quer continuar a trabalhar com a Bentley, no projeto Pikes Peak com o Continental GT3 Racer alimentado por combustíveis renováveis, enquanto que nos Ralis irá liderar o projeto da Hyundai no futuro Rally 1.
Pouco envolvido no desenvolvimento e criação do atual Ford Fiesta WRC, o belga recorreu ao Endurance com um Bentley GT3 desenvolvido nas oficinas da M-Sport, pelo que a tentação de regressar ao WRC era forte e a oferta feita pela Hyundai e Andrea Adamo era irrecusável. .
Christian Loriaux: “Estou na M-Sport há 20 anos… e ainda pretendo trabalhar com a M-Sport nas provas de resistência, mas no que diz respeito ao Rally, agora trabalho para a Hyundai como engenheiro consultor. A M-Sport é acima de tudo Malcolm Wilson, a quem amo e admiro muito. Há 20 anos que trabalhamos juntos, sem nunca ter assinado um contrato, apenas um aperto de mão e sem problemas de maior. Não acho que muitas pessoas possam passar por isso na vida. A M-Sport é uma equipa fabulosa de pessoas e amigos. Depois de 20 anos lá, é realmente como uma família para mim. Nos últimos 7 anos, aceitei o desafio do Bentley GT3. É algo que eu realmente gostei, nós criamos um pequena equipa, desenhamos o nosso primeiro carro de corrida, tudo por nossa conta, desenvolvemos, aprendemos táctitas de corrida, pit stops, estratégia, etc … e tivemos muitos resultados, da qual tenho muito orgulho. Eu realmente adorei. Infelizmente, todas as coisas boas chegam ao fim e a história do Bentley GT3 termina.”
“Ao mesmo tempo, comecei a sentir saudades do WRC porque foi uma grande parte da minha vida e continua a ser para mim a disciplina mais emocionante do automobilismo. Em 2020 continuei a desenvolver algumas ideias para a Bentley e trabalhei muito com Chris Williams no Ford WRC 2022. Porém, eu não estava mais no comando do programa e não estava envolvido em tudo e precisava de um desafio maior do que isso. Quando surgiu a oferta da Hyundai de voltar com uma posição onde eu pudesse liderar um programa WRC completo, foi a oportunidade perfeita. Um novo desafio, com um grande fabricante envolvido, grande orçamento, pilotos de topo… Não podia recusar. Foi muito difícil e triste para mim deixar a Ford e o M-Sport WRC, mas precisava dirigir o meu próprio projeto. Mesmo que o Ford WRC 2022 ainda tenha muito do meu ADN, não era um projeto meu. Na Hyundai, entrei pelo Andrea Adamo. Tínhamos um relacionamento muito bom e assim que começamos a conversar acho que nos damos muito bem e nos entendemos. Na Hyundai, descobri uma equipa muito boa de jovens engenheiros talentosos, todos muito motivados para vencer, então vamos ver o que podemos fazer. Além disso, ainda estou realizando o programa da Bentley para Pike’s Peak. Desenvolvemos um bom carro para o desafio e mal posso esperar para ver no que vai dar. ”
 
 
CARLOS DA SILVA

&nbsp

Scroll To Top