Sexta-feira , Abril 23 2021
ÚLTIMAS
Home / RALI / WRC News: Regulamentos técnicos alterados para o Safari?

WRC News: Regulamentos técnicos alterados para o Safari?

Apesar de uma grande incerteza, o tão esperado regresso do Safari Rally Kenya (24 a 27 de junho), poderá levar a FIA a permitir algumas alterações no regulamento técnico da categoria Rally2, com vista a uma eventual participação dos carros desta categoria naquele Rali lendário.
Esta semana, no apêndice J do artigo 261 (900-a1 e 900-e2) alguns ajustes foram de fato feitos pela FIA em dois pontos muito específicos. O primeiro diz respeito à adição de uma “abertura adicional homologada no capot” e um segundo respeitante a uma “proteção tubular no para-choques dianteiro”.
O artigo especifica que esta abertura será “autorizada com o único propósito de permitir a canalização do ar ao motor, visando a colocação de uma conduta com uma secção máxima de 200 cm2. Esta abertura deve encaixar-se num retângulo com uma superfície máxima de 250 cm2, e deve ser totalmente coberta, ou seja totalmente vedada. A extremidade superior da conduta deve ser apontada para a parte traseira do carro.”
O segundo se refere à “proteção contra impacto frontal”. Esta proteção deve “ser removível e especialmente projetada para proteger o para-choque dianteiro, os faróis e os elementos de refrigeração do carro”. A proteção de impacto frontal deve ser constituída por uma estrutura tubular e não deve ter qualquer influência na aerodinâmica dos carros. Nenhuma parte desta proteção pode ter partes afiadas ou pontiagudas. Modificações locais no para-choque dianteiro são permitidas, com o único propósito de instalar a própria proteção, com este peso extra a não são levado em consideração aquando da pesagem do veículo.
Mesmo que a FIA especifique que essas modificações só serão possíveis se autorizadas nos regulamentos complementares de cada rali, não há dúvida de que serão principalmente destinadas ao Safari Rally Kenya.
CARLOS DA SILVA
Foto meramente ilustrativa (Transchaco Rally 2019 no Paraguai)
Créditos @ Copyrights Aníbal Gauto

&nbsp

Scroll To Top