Terça-feira , Dezembro 11 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / WRC news: Será a Skoda o próximo construtor oficial do WRC?
WRC news: Será a Skoda o próximo construtor oficial do WRC?

WRC news: Será a Skoda o próximo construtor oficial do WRC?

 

Os recentes testes que a Skoda Motorsport efectuou a norte do nosso país com o futuro Skoda Fabia R5 onde claramente saltou à vista o incremento de potencia e tracção relativamente ao modelo atual, fez logo suspeitar que a marca checa poderá já estar a trabalhar com o seu futuro WRC e que anuncio da marca checa para dar esse aguardado “salto”, será um questão de tempo.

Mesclada com a informação vinda do Automóvel Clube do Mónaco (ACM) que prevê a entrada de um novo construtor oficial a partir da próxima edição do Rallye de Monte Carlo e pelas alterações que a FIA pretende implementar na próxima temporada na WRC-2 visando criar condições para que as estruturas privadas possam se nivelar com as oficias, levam a especular ainda mais essa hipotética “subida de divisão”.

Mas não. Não é disso que se trata. A Skoda poderá sim se juntar a Citroen, Ford, Hyundai e a Toyota como construtor oficial no WRC. Se esta informação for confirmada após o próximo Conselho Mundial da FIA, marcado para o próximo dia 12 de outubro em Paris, com uma esperada reforma parcial dos regulamentos do WRC-2 e um novo método de atribuição de pontos no WRC, poderá permitir que os Construtores inscritos no Campeonato que competem com carros da categoria R5 possam marcar pontos para o Campeonato do Mundo de Construtores.

Já por várias vezes pilotos de estruturas oficiais da WRC-2 terminaram dentro do top 10 de uma prova (Kopecky, Tidemand, Rovanpera, etc) aos quais são atribuídos pontos para o Mundial de pilotos logo a Skoda teria por direito próprio recolhe-los igualmente para o Campeonato de Construtores…. Se a Citroën Racing disputa-se todo o Mundial com apenas 2 C3 WRC, os seus R5 “oficiais” – como Stéphane Lefebvre fez este ano, teria igualmente direito a ajudar a equipa francesa a acumular pontos entre os Construtores.
Esta evolução do regulamento WRC poderá também interessar obviamente a estrutura M-Sport de Malcolm Wilson, pois importará saber se no máximo poderão ser três carros indicados pelos fabricantes para marcarem pontos ou apenas aos seus dois melhores pilotos (da respectiva marca) classificados …

CARLOS DA SILVA

 

Scroll To Top