Domingo , Abril 21 2019
ÚLTIMAS
Home / RALI / WRC news: Tecnologia híbrida/ eléctrica a partir de 2022
WRC news: Tecnologia híbrida/ eléctrica a partir de 2022

WRC news: Tecnologia híbrida/ eléctrica a partir de 2022

 

O tema não é propriamente novo, mas a FIA está mais decidida do que nunca em levar em avante uma das suas “bandeiras” no futuro do desporto automóvel: a utilização de energias alternativas não poluentes do WRC a partir de 2022: eléctrica ou híbrida? Eis a questão!!!

Os representantes das equipas do WRC têm vindo a discutir desde o ano passado sobre a adopção de fontes de energia alternativas. Antes da Toyota regressar ao Mundial de Ralis era ponto assente que o Construtor nipónico teria de ter garantias por parte da FIA que a utilização de energia híbridas no WRC seriam implementadas a médio prazo (4/5 nos). Jean Todt, o presidente da FIA, admitiu inclusive que estava bastante aborrecido com o lento progresso feito até agora neste domínio, culpabilizando os fabricantes. Mas o “caminho é pra frente” e os detalhes e regras para a próxima geração de carros, que serão introduzidos depois que o atual ciclo de homologação de cinco anos que termina dentro de três anos (2021), serão revelados ainda este ano.

Jean Todt: “É uma grande frustração pessoal não ver a mobilização dos construtores em se envolverem tecnologicamente nalguma “hibridação” ou utilização de novas tecnologias energéticas. O motivo é que as pessoas que estão lá a administrar o negócio dizem-me que os fabricantes não querem isso. Eles não querem mudar o regulamento. Para mim, isso é completamente falso porque quando vou a exposições de carros em Frankfurt, Paris, China, Japão, Genebra, vejo apenas novas tecnologias. É frustrante não os ver num Campeonato Mundial da FIA e afirmarem não querem novas tecnologias. Mas agora, finalmente, os fabricantes dizem que precisamos de alguma hibridação. O pessoal técnico da FIA em colaboração com os fabricantes, está trabalhando para implementá-lo em 2022.”

Yves Matton, Diretor de Ralis FIA: “Sabemos muito bem qual é o nosso cronograma e será já este ano quando publicaremos os regulamentos e isso dará aos fabricantes tempo mais do que suficiente.”

Rich Millener, Director da M-Sport: “Haverá alguma tecnologia híbrida (em 2022), isso será uma obrigação. É a única maneira de algumas das atuais marcas permanecerem no desporto e é a única maneira de atrair novos fabricantes. É tão importante obter essa regulamentação já este ano. Se pudermos as ter no meio da temporada, isso nos dará seis meses para que novos fabricantes possam dizer: “É isso que nós temos, vocês querem isso?” Todos nós sabemos o que queremos, mas o problema é concordarem connosco com o que desejamos. Todos estamos apresentando ideias para a melhor solução, que pretende respeitar o produto de cada um e isso é compreensível. A FIA precisa tirar esses pontos de vista e voltar e nos dizer o que podemos fazer. Precisamos saber, por exemplo, se haverá órgãos comuns (fornecidas pela FIA) e, em caso afirmativo, quais serão. O principal argumento parece ser entre sistemas híbridos de baixa voltagem e alta voltagem – mas como integramos esses e os que usamos como base? Haverá algum tipo de sistema padronizado nos carros?”

 

 

CARLOS DA SILVA

Fotos: Direitos reservados

 

Scroll To Top